Agenda Metropolitana

Amantes de aventuras ao ar livre têm um paraíso pertinho de Sorocaba

Com 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, o Petar tem ao menos 400 cavernas registradas, cachoeiras, trilhas abertas aos visitantes

Marinaldo Cruz Filho

Petar possui cerca de 400 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia
Petar possui cerca de 400 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (REPRODUÇÃO)

Se você gosta de trilhas, cavernas, cachoeiras, esportes radicais e conexão com a natureza não pode deixar de visitar o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Localizado nas escarpas da Serra de Paranapiacaba, entre os municípios de Iporanga e Apiaí, poucos quilômetros a sudoeste da porta de entrada da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o célebre paraíso dos amantes de aventuras ao ar livre está completando 61 anos de existência – é um dos mais antigos parques do Estado de São Paulo.

Formado por 35 mil hectares o Petar é coberto por uma densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica, o que já vale uma visita. Mas o que desperta mais atenção são as cerca de 400 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Caverna do Diabo, uma das maiores e mais célebres do Brasil fica no Petar
Caverna do Diabo, uma das maiores e mais célebres do Brasil fica no Petar (REPRODUÇÃO)

Mais de 30 atrativos

O Parque tem mais de 30 atrativos turísticos divididos em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Entre cavernas, cachoeiras, árvores centenárias, patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, os visitantes encontram uma incrível biodiversidade de fauna e flora. Além ainda das diferentes trilhas para todas as idades.

Leia mais  Itu recebe ‘A revolução dos bichos’ neste fim de semana

A maioria dos atrativos do Petar exige o acompanhamento de um monitor ambiental cadastrado no parque. Consulte as normas de visitação, os atrativos autoguiados disponíveis e os horários para a realização das atividades antes de programar sua visita. Neste link há mais informações.

Entre as 30 atrações do Petar abertas ao público estão incluídas cachoeiras e trilhas
Entre as 30 atrações do Petar abertas ao público estão incluídas cachoeiras e trilhas (REPRODUÇÃO)

Serviço

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) – Telefones: (15) 3552-1875. Os municípios de Apiaí e Iporanga estão localizados a sudoeste da R2gião Metropolitana de Sorocaba (RMS), respectivamente, a 200 e 250 quilômetros de Sorocaba. De Itapetininga,Apiaí dista 150 quilômetros e de Iporanga cerca de 200 quilômetros.

Mais informações na página especial da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e no Guia de Áreas Protegidas.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Comentários

CLASSICRUZEIRO