Telonas terão ‘A mulher rei’ e ‘Avatar’ para a alegria dos cinéfilos

Entre lançamentos ainda estão terror e cinebiografia do empresário brasileiro Eike Batista

Por Thaís Marcolino

Viola Davis protagoniza épico "A mulher rei" vivendo chefe de um exército de mulheres

Os cinéfilos de plantão podem se preparar para a nova grade de estreia nos cinemas sorocabanos porque tem filmes para vários gostos, estilos e com atores que, inclusive, já ganharam a estatueta do Oscar, a maior premiação da categoria cinematográfica em todo o mundo.

Uma das apostas para essa semana é o filme “A mulher rei” que conta com a atuação da atriz norte-americana Viola Davis, vencedora do Oscar em 2017, que também esteve no Brasil neste final de semana para promover o longa-metragem que mostra, entre tantos aspectos, a força da mulher preta. O filme é ambientado no século 19 e mostra as Agojie na unidade de guerreiras composta apenas por mulheres, comandada pela general Nanisca (Viola Davis) que protegiam o reino africano de Dahomey nos anos 1800, com habilidades e uma força diferentes de tudo já visto. Para manterem o objetivo, sempre recrutavam novas mulheres e uma que chama a atenção da Mulher Rei é Nawi, que, disposta a mostrar seu valor, se esforça durante o árduo treinamento.



Outro filme que tem a honra de levantar a estatueta do Oscar é “Avatar”, que em 2010 venceu três categorias do prêmio e arrecadou mais de dois bilhões de dólares, umas das maiores bilheterias da história do cinema mundial. E para quem não teve oportunidade de assistir o filme na época, ou gostou tanto que adoraria rever as criaturas azuis mais uma vez, a chance chegou. Os cinemas reestreiam o longa a partir de hoje (22) e é visto como um esquenta pra continuação, aguardada há mais de 10 anos, que deve chegar em dezembro. A história aborda a vida dos Na’vi, seres que parecem primitivos, mas são altamente evoluídos, moram no incrível mundo de Pandora, que é cheio de riquezas em biodiversidade. Porém o ambiente é tóxico para os seres humanos. É aí que são criados os avatares: corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência no mundo Pandora.

Cinebiografia

Quem gosta de filmes que contam a vida de uma pessoa que acompanhamos o desdobramentos, o longa “Eike: tudo ou nada” tem tudo que deseja. A obra conta a história de um dos sete homens mais ricos do mundo, o ex-bilionário brasileiro Eike Batista. O empresário criou a petroleira OGX em 2006 quando a economia brasileiro deslanchava por conta do pré-sal e contrata os melhores homens da Petrobras para participar do leilão do pré-sal. Porém, após uma série de decisões e alianças equivocadas, o império cai de forma tão espetacular como a criação dele. O filme é inspirado no livro da jornalista Malu Gaspar, que relata a vida do Eike Batista, desde a criação do império até a derrocada final.

Terror

Pode até parecer perfeito mas não é. E o filme “Não se preocupe, querida” prova isso. Na década de 50, Alice e Jack vivem tranquilamente junto dos sócios em uma comunidade que o objetivo de mudar o mundo. As mulheres vivem reclusas em casa e fazem as tarefas domésticas enquanto aguardam a chegada dos maridos na residência. Mas, o projeto de comunidade perfeita começa a ser questionado e a vida perfeita de esposa e marido começa a desmoronar quando os segredos aparecerem e as mulheres acabam se suicidando ou desaparecendo. E em meio a tantas descobertas, sair da cidade não será uma tarefa fácil.

E quando eventos assustadores inexplicáveis começam a surgir? É o que vive a médica Rose Cotter no filme “Sorria”, que tem a sua pré-estreia a partir da quarta-feira da semana que vem (28). O longa mostra a vida da médica que, após testemunhar um incidente com um paciente acaba tendo visões não explicáveis dentro do ponto de vista médico e isso a perturba ainda mais. Para conseguir seguir sua vida e sobreviver, apesar dos pensamentos assustadores, ela precisará confrontar o próprio passado e tomar decisões complicadas que a levará para fora dessa realidade horrível.

Cinematerna

Mães, papais e responsáveis acompanhados de seus bebês de até 18 meses podem vivenciar a experiência de ir ao cinema com muita comodidade e conforto. O shopping Iguatemi reservou para a próxima terça-feira (27) uma sessão do filme “Ingresso para o paraíso” às 14h para este público. Os filmes são escolhidos por votação em enquete no cinematerna.org.br, sempre uma semana antes de cada exibição. (Thaís Marcolino)