Semana em homenagem ao santo das Causas Impossíveis atrai 2 mil fiéis

Pároco do santuário afirma que São Judas Tadeu tem papel importante nesse momento em que muitos brasileiros estão passando por dificuldades

Por Virginia Kleinhappel Valio

Novena do Santuário São Judas Tadeu, em Sorocaba, termina nesta quinta-feira (28)

O tempo fechado e a chuva rápida desta quinta-feira (28) não fizeram com que os fiéis deixassem de comparecer ao Santuário São Judas Tadeu, para o encerramento da novena em homenagem ao santo das Causas Impossíveis. Nessa data, os fiéis aproveitam para fazer pedidos e pagar promessas.

A dona de casa, Vânia da Silva Galego, é uma das fiéis que foram ao santuário para acompanhar a missa. Ela realiza trabalho voluntário no santuário há 10 anos: “Ano passado foi virtual, compartilhamos bastante e tivemos um bom público, este ano não está como nos anos antes da pandemia, mas tivemos lotação máxima em alguns dias”, conta.

Durante a manhã, três missas foram realizadas, e, no decorrer do dia, os fiéis podem acompanhar as celebradas às 15h, 17h e 19h30, com a presença do pároco do santuário, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, responsável pelas missas das 15h e 19h30. As missas também são transmitidas por lives, que podem ser acompanhadas pelo Facebook do santuário.

Quem assistiu à missa das 12h foi a professora aposentada, Edna de Azevedo Rossini, que busca, em suas idas à igreja, crescimento espiritual. “Hoje eu vim agradecer a Deus pelas graças e misericórdias Dele em nossas vidas, e pedir a São Judas Tadeu sua intercessão sobre todas as nossas necessidades cotidianas e familiares, em busca de nossa santidade”.

Ela conta que já foi atendida pelo santo em casos especiais de sua vida: “São Judas Tadeu é um exemplo de vida e santidade para nós, católicos. Já recebi bênçãos de outros santos, mas São Judas Tadeu é especial para mim”.

De acordo com o padre Flávio Jorge Miguel, o santuário recebeu aproximadamente 2 mil fiéis por dia durante a novena. Para o pároco, São Judas Tadeu tem papel importante nesse momento em que muitos brasileiros estão passando por dificuldades e enfatiza que a fé é fundamental para todo ser humano. “De fato, notamos a quantidade de pessoas desempregadas pedindo a graça de um emprego ou pessoas que estão passando por problemas financeiros, ou de saúde. Nesses tempos tão difíceis, mais do que nunca ele se torna tão procurado e tão amado pelos fiéis”, finaliza.

Com relação às medidas sanitárias, a igreja é higienizada antes e depois de cada missa. Tem disponível álcool em gel aos visitantes e é obrigatório o uso de máscara.

Arrecadação de fundos

O santuário realizou também, ao longo da semana, uma quermesse, na lateral da igreja. Lá, o visitante encontra a gastronomia típica do evento como churrasquinho, pastel, lanche de pernil, doces e o tradicional bolo de São Judas, com a medalha do santo.

A loja de artigos religiosos, localizada em frente ao santuário, estará aberta ao público. Ela funciona a partir das 8h e oferece café e salgados. Para os interessados em visitar o local, o santuário funciona 24 horas por dia e abriga também a Capela de Adoração do Santíssimo, a única na região.

O Santuário São Judas Tadeu está localizado na rua Valter Luís D’Avilla, 171, no Central Parque, zona oeste de Sorocaba. (Virgínia Kleinhappel Valio)