Samu de Sorocaba ganhará motolâncias criadas pelo Ministério da Saúde

Uso do veículo agilizará atendimento de emergências em grandes centros urbanos e áreas de difícil acesso

Por Cruzeiro do Sul

Serviço, autorizado pelo Ministério da saúde, já é utilizado em outros grandes centros urbanos

Duas motolâncias passarão a integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sorocaba no segundo semestre. O anúncio foi feito ontem (25) pela Prefeitura. O investimento será de R$ 90 mil, aportado por meio de emenda parlamentar dos vereadores Fábio Simoa (Republicanos), Rodrigo do Treviso (União Brasil) e Salatiel Hergesel (PDT).

Em virtude do tráfego nos grandes centros urbanos ou nas áreas de difícil acesso para as ambulâncias convencionais do Samu, o Ministério da Saúde instituiu, por meio da Portaria Nº 2.971, de 8 de dezembro de 2008, a utilização de motocicletas como integrantes da frota de intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, chamadas de motolâncias.

Esses veículos possibilitam a chegada até os locais das ocorrências, antes mesmo das ambulâncias. Embora, as motocicletas não transportem pacientes, sua importância na assistência pré-hospitalar, em um curto espaço de tempo, é extremamente relevante, inclusive, em eventos com grande público.

As equipes que conduzirem as motolâncias estarão aptas a atender casos clínicos, traumáticos, obstétricos e psiquiátricos. O socorro mais imediato ao paciente com insuficiência respiratória grave ou ao que necessita de medicação em casos, por exemplo, de infarto, pode ser atribuído ao motosocorrista. Esse profissional também contribuirá com o atendimento diário do Samu, ao abrir caminho para as ambulâncias no trânsito, mesmo não sendo essa sua função específica. (Da Redação)