Desde agosto, casos da varíola dos macacos vêm diminuindo em Sorocaba
No município, o primeiro caso foi registrado em 22 de julho deste ano e até o dia 17 de agosto chegaram a 22 no total
Os casos de varíola dos macacos (Monkeypox) estão diminuindo em Sorocaba, desde a segunda quinzena de agosto de 2022. A informação é do Ministério da Saúde, que no mês passado confirmou que a doença encontra-se em estabilização e com tendência de queda em todo o Brasil. No município, o primeiro caso foi registrado em 22 de julho deste ano e até o dia 17 de agosto chegaram a 22 no total. Mais de um mês após a data, a cidade registra, até o momento, 25 casos confirmados da varíola dos macacos, ou seja, nos últimos 50 dias foram somente três novos casos.
Nenhum óbito pela doença foi registrado, segundo a Prefeitura de Sorocaba. Conforme os dados, dos 25 casos confirmados, vinte foram em homens e cinco em mulheres, com média de idade de 30 anos. “Desse total, 14 estão recuperados e onze em isolamento domiciliar. Há quatro casos suspeitos e nenhuma internação”, informou.
Embora os casos estejam em queda, a atual gestão informou que o fluxo de atendimento na cidade é realizado em todas as unidades de saúde públicas e particulares do município. “Todas possuem treinamento especializado para tanto, bem como os devidos materiais de coleta de exames. O monitoramento de suspeitos/confirmados é feito pela Vigilância Epidemiológica (VE), segundo protocolo nacional e internacional, pelo período de 21 dias”, ressaltou.
Para quem testou positivo, a conduta recomendada é a manutenção do isolamento até desaparecimento das crostas e a completa cicatrização da pele, sem a necessidade de um novo teste. Os sintomas mais comuns são lesões espalhadas pela pele; linfonodos inchados, também conhecidos como ínguas; dor de cabeça; calafrios e fraqueza.
Números por município
A Divisão Regional de Saúde que atende a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) informou que, até o momento, somente oito das 27 cidades confirmam casos da doença. São elas: Cerquilho (1 caso), Mairinque (1), Piedade (1), Itapetininga (4), Itu (3), São Roque (3), Sorocaba (25) e Votorantim (6).
A cidade de São Paulo concentra a maior quantidade de casos confirmados da varíola dos macacos em todo o Estado: total de 2.648. Segundo o Governo Estadual, em todo o estado, até o momento, no total, foram confirmados 3.774 casos da Monkeypox.
Macacos não são vilões
As autoridades de saúde pública aletaram também que a transmissão ocorre entre pessoas, principalmente em contato íntimo e sexual. Os macacos nadam tem a ver com a doença, pois também podem ser vítimas. Para prevenir, é importante não ter contato com pessoas com suspeita ou contaminadas, manter sempre as mãos higienizadas, não compartilhar roupas, toalhas, talheres ou outros objetos pessoais. (Ana Claudia Martins)