Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bons momentos

Segredos para explorar o charme de Itaipava no Rio de Janeiro

A Pousada Parador Santarém revela 3 dicas para aproveitar a região serrana do Rio de Janeiro

29 de Fevereiro de 2024 às 13:19
Parque Municipal Itapeva
Parque Municipal Itapeva (Crédito: Depositphotos)

Itaipava é um distrito de Petrópolis, cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Conhecida por suas paisagens deslumbrantes e clima agradável, a região é um destino turístico popular para aqueles que procuram um refúgio da cidade grande. Com muitas atrações e atividades para explorar, é difícil decidir por onde começar.

Para ajudar os visitantes a aproveitar ao máximo sua estadia em Itaipava, Patrick Gercy, gerente geral da Pousada Parador Santarém, compartilhou suas três principais dicas de atividades na região. Com anos de experiência na indústria hoteleira, Gercy é um especialista em oferecer aos seus hóspedes as melhores opções de entretenimento e lazer na região. Seus conselhos são valiosos para aqueles que desejam explorar Itaipava de uma maneira autêntica e inesquecível.

Então, se você está planejando uma viagem para a região serrana do Rio de Janeiro, continue lendo para descobrir as dicas exclusivas para conhecer o melhor de Itaipava/RJ.

Parque Municipal de Itaipava

O Parque Municipal de Itaipava é um local excelente para quem gosta de atividades ao ar livre. Localizado no distrito de Petrópolis, Rio de Janeiro, o parque conta com uma boa estrutura para a família, incluindo uma pista asfaltada para caminhada e ciclismo, quadras para a prática de esportes, parquinho e passeio de charrete ou cavalinho. Além disso, aos domingos, é possível participar de aulas gratuitas de Tai Chi Chuan. No entanto, é preciso ter cuidado com o uso da pista, pois muitas pessoas não respeitam o direito dos outros. O parque oferece aluguel de bicicletas, mas é importante verificar a qualidade antes de alugar. Há banheiros e bebedouros no local, mas é recomendado levar água e lanches. O estacionamento é gratuito, mas pode ser difícil encontrar vagas em horários de pico.

Visitar o Museu do Pequeno Príncipe (La Grande Valée)

O Museu do Pequeno Príncipe (La Grande Valée) é uma casa histórica localizada na Estrada do Ribeirão Grande, número 102 em Itaipava, Rio de Janeiro. A casa pertenceu ao piloto Marcel Reine e recebia os pilotos franceses da Aéropostale durante suas escalas. Um desses pilotos era o famoso escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor de "O Pequeno Príncipe".

Aberto desde 2016, o museu conta com diversas referências à obra de Saint-Exupéry, além de um acervo que inclui caixinhas, maletas, luminárias e almofadas. O proprietário, José Augusto Wanderley, também reúne seis mil peças em miniatura, que englobam uma variedade de Ferraris, táxis, ônibus, réplicas de carros usados em filmes e até uma simulação da Estrada de Ferro Leopoldina, com uma locomotiva que se move, emite faíscas e solta fumaça.

As visitas acontecem de quinta-feira a domingo, às 11h, mediante agendamento pelo telefone (21) 99354-3179. A entrada custa R$ 30 para adultos, R$ 20 para crianças e menores de 5 anos não pagam. É uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a vida e obra de Saint-Exupéry e se encantar com as miniaturas em exposição.

Fazer a Trilha no Vale da Lua

O Vale da Lua, localizado em Petrópolis, é um destino popular entre ciclistas, motociclistas e caminhantes. Com trilhas leves e fácil acesso, é uma ótima opção para iniciantes em hiking. O vale é um grande morro com eucaliptos e araucárias, entre as quais existem várias pequenas trilhas entrelaçadas, formando um belo emaranhado de vários circuitos e um bom ponto para assistir o pôr do sol.

Trilha no Vale da Lua  - Depositphotos
Trilha no Vale da Lua (crédito: Depositphotos)

Para chegar ao Vale da Lua a partir de Itaipava, é preciso pegar a rodovia que vai para Teresópolis (BR-495), percorrer cerca de 3 km e ficar atento às placas "Vale da Lua/Village". Após entrar numa ponte estreita, observe as três possíveis caminhos e pegue o caminho do meio (estrada do Gentio). Ande por mais 1 km e a entrada da trilha fica à esquerda, com um portão. Depois de cerca de 500 m de trilha, há algumas bifurcações, mas é possível pegar qualquer caminho, desde que sempre mantenha a subida. Chegando ao topo, terá uma vista incrível das montanhas de Petrópolis e parte da Serra dos Órgãos.

Ao fazer a trilha no Vale da Lua, é recomendável levar água e lanche, além de usar roupas leves e tênis confortáveis. É importante lembrar de respeitar a natureza e não deixar lixo na trilha. O Vale da Lua é um lugar incrível para quem busca um contato mais próximo com a natureza e uma experiência de hiking inesquecível.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos