Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atividades aos pets

Tutores se reinventam para se divertir com pets em dias chuvosos

Distrair os bichinhos em ocasiões como essa, quando ficar em casa é uma das poucas opções, pode ser um desafio

22 de Janeiro de 2023 às 01:19
Cezar Ribeiro [email protected]
Pic Pet
Pic Pet (Crédito: Reprodução)

O verão é o período perfeito para realizar atividades ao ar livre com os pets. Em contrapartida, a estação traz consigo as chuvas tão comuns dessa época do ano. Distrair os bichinhos de estimação em ocasiões como essa, quando ficar em casa é uma das poucas opções, pode se tornar um desafio, principalmente para aqueles que possuem pets hiperativos.

Tutores vêm se reinventando para lidar com o entretenimento dos seus animais nesse período de chuvas, atipicamente mais volumosas nos últimos dias. Para a estagiária Suelen Carvalho, de 31 anos, manter a sua cadela Lua, uma Border Collie de três anos, longe da água, é a parte mais difícil desse desafio, pois o pet adora brincar na chuva. Suelen sempre desenvolve brincadeiras com bolinhas quando a chuva impede os passeios, isso diminui consideravelmente os níveis de estresse do animal. Mas é preciso paciência com uma cadelinha que ama água, explica Suelen, que precisou tirar Lua de dentro do lago no Parque das Águas depois do longo período de confinamento por causa da pandemia.

A aposentada Celina Lopes habituou-se aos passeios diários com Nina, uma cadela SRD de dois anos, mas quando chove é na cobertura de sua casa que as duas passam os momentos de diversão. As brincadeiras com bolinhas também são a escolha da aposentada, que compartilha boa parte dos dias chuvosos com a sua melhor amiga.

Já a dona de casa Carmem Rosa, tutora de Barth, um fox paulistinha de 10 anos, recorre a alguns recursos para não faltar ao compromisso diário com o pet, um deles é o guarda-chuva. Barth é muito tranquilo quando está dentro de casa e, segundo a aposentada, o ‘danado‘, como ela gosta de chamá-lo, sempre fica agitado nos passeios, mas em casa é bem quietinho.

Cíntia Amorim tem a tarefa de garantir o bem-estar e os níveis de diversão de três cachorros nos períodos chuvosos: Mika, Caramelo e Mel. A analista de sistemas, de 42 anos, enfatiza a importância de os tutores pensarem no espaço que disponibilizarão para os pets antes da adoção, principalmente nos dias de chuva, quando o confinamento se faz necessário.

Ela também frisa que reservar um tempo para jogar bolinhas e entreter o cachorro é extremamente importante para o bem-estar do animal, além de pensar sobre a possibilidade de ter mais de um pet. ‘É importante deixar seu pet na companhia de outro. O Caramelo mudou muito depois que eu trouxe a Mel. Mesmo em casa, eles acabam se divertindo e brincando uns com os outros‘, explica.

De acordo com Areoma Carvalho, veterinária da clínica Anjos de Patas, bichinhos de pelúcia e brinquedos interativos, como bolinhas que soltam ração, são boas opções para manter a atenção dos pets, assim como esconder petiscos pela casa, estimulando-os a procurar a própria comida. No caso das áreas comuns cobertas, muito frequente em condomínios, é importante se atentar ao calendário vacinal do animal, assim como o controle de pulgas, carrapatos e manter as doses dos vermífugos em dia. ‘Outras opções para os dias de chuva são as creches. Eles têm instrutores para fazer animações com os animais, então acabam sendo opções muito boas‘, conclui. (Cezar Ribeiro)

Galeria

Confira a galeria de fotos