Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entenda

Networking: 10 dicas para ativar seus contatos

As dicas também são para ativar os contatos da agenda telefônica e para obter novas oportunidades de negócios

15 de Setembro de 2022 às 14:59
Cruzeiro do Sul [email protected]
Networking: 10 dicas para ativar seus contatos (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O mundo passou por inúmeras mudanças nos últimos dois anos, especialmente no relacionamento entre as pessoas. Os encontros presenciais foram substituídos por chamadas de vídeo ou apenas de áudio. Já no mundo corporativo, o home office foi a alternativa que as empresas encontraram para continuarem produzindo, em meio à pandemia.

Pela necessidade do contato remoto cada vez maior, certamente o número de contatos do seu telefone, do WhatsApp e até das redes sociais aumentou. Pensando em networking, quantos contatos tem na sua agenda telefônica do celular hoje? Deste número, com quantas pessoas conversa regularmente? Destes contatos, quantos sabem detalhes sobre sua atual atividade profissional e as conexões que deseja para o crescimento do seu negócio?

O consultor e especialista em networking Fábio Torres afirma que esta situação é muito comum e que as pessoas confundem contatos com conexões. “Conexão não é um simples número. É a forma como você se relaciona com as outras pessoas e como você pratica o networking, que é uma poderosa ferramenta para os profissionais alcançarem os resultados que desejam em suas carreiras e empresas”, destaca Torres.

10 dicas para ativar seus contatos:

1) Levante a quantidade de contatos - O primeiro passo é saber quantos contatos tem na agenda telefônica do seu celular. Ver os números salvos e a quantidade pode surpreender muita gente. Faça um levantamento, começando pelas pessoas mais próximas, como familiares e amigos, e depois siga pelas pessoas que conheceu na carreira ou em outros contextos.

2) Reativar contatos - Confira em sua lista quais são as pessoas que já foram mais ativas na sua rede, mas hoje estão praticamente esquecidas e também aqueles que necessitam de contatos mais constantes. Outro caminho é buscar amigos de escola, faculdade e ex-colegas do trabalho para bater um papo e se atualizar sobre eles. A que atividades se dedicam hoje?

3) Comece pelos contatos na mesma área de atuação - Para quem está ativando sua rede, depois de muito tempo sem relacionar-se, a tarefa fica mais fácil quando há interesses em comum, como, por exemplo, conversar com uma pessoa que está no mesmo segmento em que você atua. Depois siga para outras áreas correlatas ao seu negócio.

4) Como fazer a abordagem - Uma dica é pensar em uma forma que não pareça interesseira, mas que mostre sua disposição em iniciar ou até mesmo reativar uma conexão que ficou esquecida lá na agenda telefônica ou na lista de amigos das redes sociais de forma interessante. “Veja o que a pessoa descreve em suas redes, os assuntos de seu interesse e pense de que forma sua vivência profissional pode contribuir com ela e vice-versa. Tenha como objetivo, marcar uma reunião, café ou almoço entendendo como ajudar”, explica Fábio Torres.

5) Tenha confiança - Não fique com medo de chamar a pessoa para uma conversa. Invista nos encontros presenciais, marque um café ou almoço, por exemplo, com profissionais da sua área ou com quem “você” já trabalhou.

6) Analise cada ativação do contato - Antes de fazer a abordagem, defina quais pessoas podem ajudá-lo a fortalecer seu networking. Pode ser até mesmo um novo contato com o objetivo de que esta experiência seja rica para ambos.

7) Dedique um tempo para fazer a manutenção de novos contatos - “Você” ativou sua rede, conheceu novas pessoas, gerou conexões e depois deixou os números engavetados. A conversa deve ser feita com regularidade porque corre-se o risco de novamente acumular uma rede adormecida, que fica inativa em sua agenda.

8) Mantenha-se atualizado - Consuma conteúdos da sua área, desta forma "você" terá mais assuntos e recursos para manter sua rede de networking ativada, o que também pode fortalecer sua autoridade no tema.

9) Não deixe de participar de eventos - Os encontros presenciais retornaram com toda a intensidade. Congressos, palestras, rodadas de conexões e seminários são locais para "você" fazer networking, aprofundar seu conhecimento e levar adiante os contatos realizados, interagindo com frequência. "O ideal é priorizar eventos com formato de rodada de conexões, e não rodada de negócios. No modelo da rodada de negócios, os empresários se reúnem para apenas venderem seus produtos, exaltando os benefícios deles sem se preocupar com a outra pessoa e como podem colaborar com ela. Este tipo de prática já é coisa do passado. Hoje o que tem mais resultado é cada um ouvir e contribuir com o negócio do outro em rodadas de conexões. Na primeira rodada de conexões que fizemos em Sorocaba recentemente, em uma hora e meia foram geradas mais de 240 conexões com a participação de 50 pessoas”, destaca Torres.

10) Tenha disciplina e confiança - Não desista se os primeiros contatos forem mais difíceis ou se apresentaram algum tipo de obstáculo. Também não se preocupe somente com a quantidade: o que vale é um contato feito com qualidade e que gere experiências interessantes.

“Ativar a rede de contatos é uma prática essencial para o networking e não deve ser feita apenas uma vez, deve ser uma tarefa contínua para que “você” possa sempre desenvolver novas e melhores oportunidades para sua carreira ou negócio, sem esquecer também de contribuir com o outro”, finaliza Fábio Torres.

(Da Redação com informações da OS2 Comunicação)