Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Novidades no retorno às aulas no Poli

Implantação de nova tecnologia para controle de entrada dos estudantes está entre as melhorias realizadas durante o período do recesso escolar

26 de Janeiro de 2024 às 22:31
Denise Rocha [email protected]
Fachada da Unidade I, no Centro, foi revitalizada, com pinturas e melhorias na identificação
Fachada da Unidade I, no Centro, foi revitalizada, com pinturas e melhorias na identificação (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Como é de se esperar, o retorno às aulas sempre produz inúmeras expectativas. Na segunda-feira (29), as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I iniciam o ano letivo. Na terça-feira (30), será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental II; e, na quarta-feira (31), as classes do Ensino Médio. Para os novos alunos, a curiosidade gira em torno de como será o ambiente, os colegas e os professores. Para os que já fazem parte do Colégio Politécnico, sempre fica a pergunta: o que será que tem de novidade?

Dessa vez, o período de recesso escolar serviu para a realização da tradicional manutenção geral dos espaços e principalmente da revitalização da fachada da Unidade Centro, que está sendo concluída.

  - DIVULGAÇÃO
(crédito: DIVULGAÇÃO)

Mas a inovação está no acesso às instalações do Poli. Nas duas unidades, será por identificação facial. O projeto está em fase de finalização, com previsão de 100% de conclusão nos próximos dias.

De acordo com a AutoDefesa Brasil, empresa responsável pelo sistema, foram instalados Leitores Faciais Hikvision para o controle de acesso, delimitando o acesso de apenas pessoas autorizadas. Todo esse acesso será gerenciado pelo Software HikCentral Professional que possui tecnologia abrangente com proteção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Essa tecnologia permite uma identificação rápida e precisa de pessoas, fortalecendo o controle de acesso à áreas restritas e contribuindo para a prevenção. Além disso, a integração com sistemas de vigilância amplia a capacidade de monitoramento em tempo real”, explica o consultor de negócios da empresa, Alexandre Santana.

A AutoDefesa é uma empresa especializada na integração de sistemas eletrônicos de segurança, que atua em todo o território nacional, desenvolvendo projetos de alta performance e com customização de sistemas integrados de segurança para diferentes segmentos.

Funcionamento

Catracas para liberação da entrada, com reconhecimento facial, foram instaladas nas duas unidades, na imagem do alto, Centro e, em baixo, Alto da Boa Vista - DIVULGAÇÃO
Catracas para liberação da entrada, com reconhecimento facial, foram instaladas nas duas unidades, na imagem do alto, Centro e, em baixo, Alto da Boa Vista (crédito: DIVULGAÇÃO)

O sistema de controle de acesso por leitores faciais opera seguindo vários procedimentos. Inicialmente, o usuário se cadastra no sistema. O que irá ser feito nos próximos dias, de forma gradual, com os alunos. Após o cadastramento, a imagem facial é capturada e armazenada de forma segura. Quando o usuário, seja aluno, pai ou funcionário, tenta acessar uma área restrita, o leitor facial é ativado. O dispositivo captura a imagem facial no momento e a compara com os dados previamente armazenados. Se houver uma correspondência bem-sucedida, o acesso é autorizado, geralmente por meio da abertura das catracas.

Vale lembrar que esses leitores faciais utilizam algoritmos avançados de reconhecimento facial, que analisam características únicas do rosto, como distância entre os olhos, contornos faciais e características únicas, para garantir precisão na identificação. A segurança é um aspecto crítico, e os dados biométricos costumam ser criptografados e armazenados com medidas robustas de proteção para prevenir acessos não autorizados.

  - DIVULGAÇÃO
(crédito: DIVULGAÇÃO)

Já no caso dos veículos, que tem acesso ao colégio, a entrada será realizado por meio de cancela automatizada, que pode ser acionada através de câmeras com tecnologia LPR, que fazem a leitura do emplacamento, verificando se aquele veículo tem ou não o acesso liberado. Este acesso também pode ser realizado por reconhecimento facial. Operadores ou sistemas de segurança podem monitorar em tempo real as atividades registradas pelo sistema.

A automação da abertura de cancelas agiliza o fluxo, enquanto a leitura de placa adiciona uma camada de segurança ao processo.

Com a palavra, a diretora

“Férias é bom, mas voltar à escola e rever os amigos, professores e nossos colaboradores é melhor ainda! Depois de um período revigorante de descanso, os estudantes retornam para o início de mais um ano letivo e o nosso colégio está se preparando para receber cada um com muita alegria.

Com o retorno e a chegada dos novos alunos, o ambiente escolar fica cheio de sonhos. A movimentação reforça o nosso entusiasmo de um excelente ano letivo, marcado por novos conhecimentos e esperança de um 2024 recheado de aprendizado.” Luciane Durigan, diretora Colégio Politécnico. (Denise Rocha)

Galeria

Confira a galeria de fotos