Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Com a proximidade do Enem, a ordem é respirar

27 de Outubro de 2023 às 23:01
Denise Rocha [email protected]
A professora Luana explica que os exercícios de revisão podem ajudar bastante
A professora Luana explica que os exercícios de revisão podem ajudar bastante (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

No segundo dia de prova do Enem, previsto para 12 de novembro, será a vez das Ciências da Natureza, área do conhecimento que envolve Biologia, Química e Física.

A professora de Biologia Luana Bertholdo Guimarães diz que a expectativa é que neste ano, em Biologia, tenham mais questões relacionadas ao Meio Ambiente, Ecologia, Biotecnologia, Histologia e Fisiologia, Citologia. ‘Em Ecologia, acredito que o importante é se atentar aos conceitos básicos, como nicho ecológico e habitat, temáticas de sustentabilidade, ciclos bioquímicos e do carbono que têm caído bastante e os impactos dos seres humanos na natureza‘, comenta a professora e continua: ‘Já na Citologia, os processos vitais e estrutura e funcionamento das células; na fisiologia, o sistema endócrino, gravidez, que é o sistema reprodutor, e o funcionamento do corpo humano’.
Luana leciona para as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, do Poli. Ela dá mais algumas dicas:

- Priorizar os conceitos na reta final como um ‘raio x’ de todo conteúdo

- Cuidar bem da saúde mental e física

- Evitar desgaste

- E, no dia, começar a prova pelas questões que tem mais habilidade e vai responder com mais rapidez e facilidade, para sobrar tempo para as outras

Há menos de um mês, a professora Luana reforça que nada de se desesperar. ‘Aposte em exercícios de revisão e dê preferência aos que envolvem várias disciplinas’, orienta. Ela reforça que manter a tranquilidade é fundamental, o que tinha que ser feito já foi realizado durante todo esse tempo.

Aliás, essa calma deve ser levada até mesmo para a hora da prova. Essa é a orientação do professor de Biologia, Gerson Aparecido Gomes, que leciona para as salas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. E veja, o docente tem experiência na preparação dos alunos para o vestibular. No Poli desde 2004, Gerson explica que na véspera não é o momento de estudar com desespero para aprender tudo o que não aprendeu até agora. Trata-se de um processo que teve início, pelo menos, no 1º ano. ‘Não existe preparação salvadora de última hora, o treinamento feito de forma constante é o que dá resultado’, explica.

Mas, ele deu outras orientações que podem ajudar bastante:

- Quanto mais atualizado, com uma visão contextualizada dos acontecimentos, melhor

- Tem dúvidas? A hora de esclarecimentos é agora; converse com seu professor

- Fique atento aos conteúdos de Ecologia, Evolução, Genética e Biotecnologia, Citologia, Fisiologia humana com ênfase em saúde pública, principalmente

- Chegou o dia? É fundamental dormir bem e ter uma alimentação leve e energética antes da prova

Com bom humor, o professor Gerson disse que é como se estivéssemos numa luta de Jiu-jitsu. ‘A prova quer te derrubar, mas você precisa gerenciar o tempo e ter tranquilidade, no final o vitorioso, com toda a bagagem que tem, vai ser você’, salienta. (Denise Rocha)