Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Casos de Covid aumentam em Sorocaba e Prefeitura contrata mais leitos

Mais de 700 pessoas foram contaminadas em uma semana; uso de máscara volta a ser obrigatório no transporte público

25 de Novembro de 2022 às 19:25
Wilma Antunes [email protected]
Máscaras podem voltar a ser exigidas em locais fechados
Uso de máscara volta a ser obrigatório no transporte público de Sorocaba (Crédito: ARQUIVO JCS (22/3/2022))

Em apenas uma semana, os casos de Covid-19 aumentaram 153,9% em Sorocaba. O levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SES) do dia 17 de novembro mostrou que 308 pessoas tinham se infectado na cidade em um intervalo de sete dias. Já no relatório desta sexta-feira (25), a quantidade de novas positivações para a doença subiu para 782. Duas mortes também foram registradas. 

As vítimas desta semana são dois idosos. Uma mulher de 98 anos, diabética, que morreu no dia 7 de setembro; e um homem de 95 anos, sem comorbidades, morto no dia 21 novembro. O óbito de setembro foi recebido por retroalimentação da pandemia, ou seja, casos não contabilizados na época, que acabam sendo notificados tardiamente.

Desde o início da crise sanitária, foram contabilizados na cidade o total de 141.397 casos e 3.204 mortes. 

Leitos

Como medida preventiva, a Prefeitura de Sorocaba contratou 19 leitos, por meio de convênio, para atender a população de forma geral. De acordo com a pasta, os leitos receberão pacientes com diversas patologias, inclusive a Covid-19. 

Uso de máscara

De acordo com a Administração Municipal, Sorocaba seguirá determinação do Governo do Estado de São Paulo, conforme o Decreto Estadual nº 67.299, de 24 de novembro de 2022, que retoma a obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção no transporte público. (Wilma Antunes)