Buscar no Cruzeiro

Buscar

Igreja católica dá início às celebrações da Semana Santa

28 de Março de 2024 às 22:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ponto alto da celebração foi o lava-pés; o arcebispo Dom Júlio Endi Akamine lavou e beijou os pés de 12 fiéis
Ponto alto da celebração foi o lava-pés; o arcebispo Dom Júlio Endi Akamine lavou e beijou os pés de 12 fiéis (Crédito: Thaís Marcolino)

O Tríduo Pascal -- conjunto de três dias celebrados no Cristianismo -- deu ínicio na noite desta quinta-feira (28) com a Missa da Ceia do Senhor, conhecida também por lava-pés. A cerimônia aconteceu na Catedral Metropolitana de Sorocaba, localizada no Centro.

O arcebispo Dom Júlio Endi Akamine conduziu a celebração, lavando e beijando os pés de 12 fiéis, assim como Jesus lavou os pés de seus discípulos. A escolha teve inspiração na Campanha da Fraternidade, que tem como tema neste ano a amizade social. Os escolhidos permeiam nessas áreas: Sérgio Rodrigues, Cristina de Almeida, Edson Luiz dos Santos, Amanda Martins Ricci, Carlos Alberto Santos Almeida, Leila Tereza Rolim de Oliveira Almeida, Tadeu de Freitas, Talita Olveira Freitas, Miguel Freitas, Irmã Nicoli Stecker, Lucas Miguel Cabrera Dourado e Carolina Moraes Martins.

Antes da celebração católica, as centenas de fiéis acompanharam a leitura de trechos bíblicos, realizado pelo padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral Metropolitana, e pelo arcebispo Dom Júlio Akamine. Cânticos, que exaltam a bondade de Jesus, fizeram parte da celebração.

“A missa do lava-pés e a instituição da eucaristia são dois gestos importantes que se referem a mesma realidade: o amor de cristo que se doa até o fim. O lava-pés foi feito na Ceia significando toda sua vida e morte”, explicou o arcebispo.

Programação

A Sexta-feira Santa é dedicada à reflexão da crucificação. O Sábado Santo é um dia de silêncio e de espera para o Domingo de Páscoa, que celebra a ressureição de Cristo. Diante disso, a Catedral realiza diversas celebrações.

Nesta sexta-feira (29), às 9h haverá o sermão das “Sete Palavras”, seguida de Celebração da Paixão do Senhor, às 15h e Encenação da Paixão e procissão do Senhor Morto, às 17h.

A tradicional Vigília Pascal acontece às 19h30, no sábado (30). Já no domingo, haverá cinco missas na Catedral: às 8h, 10h, 12h, 18h e 20h. Já na Igreja Santa Cruz, a missa inicia às 17h.

(Thais Marcolino)