Toque de Primeira

Quem disse que não tem selfie na várzea?


(Do Rei Pelé a Bebeto, a celebração do gol ganhou novos formatos. Na explosão da alegria a adrenalina vai a mil. Se não tem ensaio, vai na base do improviso. A várzea sorocabana entra na onda da comemoração de um jeito diferente e leva torcida ao delírio).

No jogo de volta da fase semifinal da Taça Cidade de Sorocaba, disputado no último domingo (3), no Estádio Rui Costa Rodrigues , a equipe da AA Vila Helena se impôs e conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 contra o Enquadros Às de Ouro, triunfo que ratificado por 2 a 0 aplicado no primeiro confronto, qualificou o time de uniforme amarelo-vermelho a uma vaga na decisão da elite do campeonato varzeano, onde enfrentará o Nova Esperança, a partir do próximo domingo (10), no Estádio Walter Ribeiro.

No entanto, o que repercutiu mesmo foi à comemoração inusitada do gol que teve um significado especial para a dupla que construiu a jogada. Para o meia esquerda Danilo, pelo passe açucarado, e para o autor do tento, o incansável lateral Vinicius. Logo após a bola cruzar a linha e se encontrar com a rede, eles correram para o alambrado, onde a torcida explodia de alegria, e ousaram na comemoração: fizeram uma selfie para marcar o feito, tendo como pano de fundo aficionados do clube.


Atletas tiram fotos dentro de campo - ANTONIO MORAES Atletas tiram fotos dentro de campo - ANTONIO MORAES


Em meio à comemoração nem a arbitragem atentou para aquela ação, mas não passou despercebido pelo fotografo Antônio Moraes, que disparou sua máquina e registrou o fato inédito na várzea sorocabana.

Idêntico gesto ocorrido recentemente no confronto entre Corinthians e Palmeiras pelo Brasileirão, no Itaquerão, Romero comemorou a fatura com metade do time e nem por isso foi admoestado pela arbitragem , que se o fizesse certamente teria recebido uma sonora vaia de mais de 40 mil expectadores.

Na era Pelé, o rei comemorava seus gols socando o ar. O gesto de Bebeto dia 7 de julho de 1994, quando fez o gol contra a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo entrou para a história. O atacante balançou os braços como se estivesse ninando o bebê, um gesto copiado até hoje por inúmeros jogadores.

Luiz Suáres do Barcelona beija três dedos, em homenagem aos três amores de sua vida: os dois filhos e a mulher. Também costuma beijar o pulso, onde ele tem uma tatuagem com o nome de sua filha, Delfina.

Gareth Bale, do Real Madrid, chegou a patentear o coração que costuma fazer nas comemorações de gol em homenagem à noiva Emma Rhys-Jones, seu amor de infância. Talvez, o galês não sabia que o brasileiro Alexandre Pato, também costumava homenagear a ex-mulher.

Já Gabriel Jesus, quando marcou seus primeiros gols na seleção brasileira comemorou como se estivesse ligando para alguém. Depois esclareceu, o "alo mãe" era para Dona Vera.

Oscar meia do Shanghai SIPG costuma comemorar seus gols fazendo um "L" com as mãos, em homenagem à mulher Ludmila, com quem é casado desde os 17 anos e tem dois filhos.

Quando o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona festeja fazendo o número 2 com as mãos, é para homenagear a mulher Shakira, nascida no dia 2 de fevereiro. Os dois têm a mesma data de nascimento, só que ela é dez anos mais velha.

O astro Cristiano Ronaldo tem outras comemorações famosas, como aquele salto rodado e o sinal de " eu estou aqui". Esse gesto foi parar até no videogame.

Para não quebrar o encanto das frases de efeito apregoadas pelo folclórico Dadá Maravilha, acredita - se mesmo que ele "pairava no ar", como um beija-flor para comemorar seus gols. Uma de suas frases permanece viva entre os artilheiros. "Não existe gol feio, feio é não fazer o gol".

Cada um comemore do seu jeito e estilo, o fato é que ele é o grande protagonista do futebol. O gol é o ápice de um esporte que se tornou muito mais que apenas entretenimento. Sociabiliza, e unem homens e mulheres de todas as idades, culturas, etnias, línguas e religiões.

Torcedor sorocabano aguarda novos "autorretratos" que traduzam alegria dos bons momentos do futebol raiz. E que vença o melhor! Quem disse que não tem selfie na várzea?



comments powered by Disqus