CULTURA

Salas de cinema de Sorocaba têm cinco estreias nesta semana


Comédia, suspense, animação infantil e ficção científica compõem o cardápio variado de gêneros dos filmes que estreiam nesta quinta-feira (7) nas salas de cinema de Sorocaba.

Um dos destaques da semana é a comédia nacional "Os parças". A região da rua 25 de Março, polo de comércio popular do centro paulistano, é o principal cenário do longa, que a marca a estreia de Tom Cavalcante no cinema. O elenco também conta com o youtuber Whindersson Nunes, os atores Tirullipa e Bruno de Luca, e pequena participação do jogador Neymar.

Cavalcante interpreta um locutor de porta de loja que, em meio a uma confusão envolvendo perseguição policial, une-se a dois trambiqueiros (Nunes e Tirullipa) e a um programador (Luca). Com exceção do último, um paulistano da Mooca (zona leste), todos são nordestinos que vivem em São Paulo.

Os quatro vão parar no escritório de um golpista dono de uma falsa empresa de casamentos (Oscar Magrini). Após receber uma grana alta de entrada para organizar o casório da filha de um rico contrabandista (papéis de Paloma Bernardi e Taumaturgo Ferreira), o estelionatário some, deixando para o quarteto o desafio de montar a festa sem nenhum tostão.

Aos 25 anos de carreira, Cavalcante diz por que demorou para fazer cinema: "Trabalho minha vida pessoal e profissional na contramão do convencional. Sem ter pressa, chegou o melhor momento e embarquei", disse em uma entrevista. Para ele, o diferencial do filme é justamente mostrar nordestinos em São Paulo. "São Paulo, como cidade acolhedora de todos os povos, precisava ser a escolhida para o filme. Os nordestinos que moram ou que já moraram na Pauliceia vão se identificar com a história."

Outra opção é o suspense "Boneco de Neve", protagonizado pelo ator Michael Fassbender, conhecido por papéis em "Steve Jobs"" e "12 anos de escravidão", pelos quais foi nomeado ao Oscar e Globo de Ouro. Baseado no suspense de Jo Nesbo, que vendeu mais de 20 milhões de cópias, o filme é centrado no detetive Harry Hole, personagem de Fassbender, que investiga o desaparecimento de uma mulher na primeira neve do inverno, cujo lenço foi deixado para trás, amarrado em um boneco de neve.

Conforme se aprofunda nas investigações, Hole descobre que o caso pode estar ligado ao primeiro serial killer da Noruega. Ele terá que desvendar o crime, analisando casos arquivados de décadas passadas, antes da próxima nevasca. A direção é de Tomas Alfredson ("Deixe ela entrar") e também integram o elenco o vencedor do Oscar J.K. Simmons e Rebecca Ferguson, de "Missão impossível - nação secreta".

Comédia natalina sem grandes pretensões, "Perfeita é a mãe 2" é outra novidade da semana nos cinemas de Sorocaba. Sequência do sucesso de 2016, desta vez, as mães rebeldes Amy, Kiki e Carla recebem a visita de suas próprias mães às vésperas do Natal, para adicionar ainda mais pressão às tarefas intermináveis de fim de ano.Para as crianças, a novidade que chega no final de semana, com sessões no sábado e domingo, é a animação espanhola "As aventuras de Tadeo 2: o segredo do rei Midas". A sequência -- protagonizada por Tadeo Jones, um pedreiro e aspirante a arqueólogo --, começa quando ele descobre que o colar do rei Midas, que transformava tudo o que tocava em ouro, existiu de verdade. Tadeo logo sai numa jornada com seus amigos rumo a Los Angeles, mas um problema surge quando Sara, uma de suas amigas, desaparece misteriosamente.

"Star wars"

Já na madrugada de quarta para quinta-feira, as salas da cidade recebem sessões de pré-estreia de "Star wars - os últimos Jedi". Oitavo título de uma das franquias mais bem sucedidas do cinema de todos os tempos, o longa tem as críticas embargadas até à véspera da estreia mundial. De acordo com os traillers divulgados até agora, a produção dirigida por Rian Johnson se passa em um universo mais sombrio.

Conforme a sinopse oficial, após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker em uma ilha isolada, a jovem Rey busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.

O elenco conta com Mark Hammil, Daisy Ridley e Adam Driver.



comments powered by Disqus