SOROCABA E REGIÃO

Prefeitura apresenta novo aplicativo de transporte


A Urbes -- Trânsito e Transportes lançou oficialmente em Sorocaba o aplicativo CittaMobi. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (06) no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. O evento contou com a presença do prefeito José Crespo (DEM) e do presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, além de outras autoridades. Uma das ferramentas do dispositivo é a possibilidade do usuário acionar a Guarda Civil Municipal em caso de assédio ou de outras formas de violência.

Conforme Franchim, o Botão de Incidentes Graves (BIG) pode ser usado em caso de emergências dentro ou fora dos ônibus, como em pontos e dentro dos terminais. As informações serão enviadas de forma direta para a Guarda Civil Municipal. "Em qualquer lugar da cidade você pode apertar esse botão. Você está trazendo uma condição de segurança para o município e não só para o ônibus", afirma. "Só vai acionar o "BIG", quem estiver devidamente cadastrado. Não haverá trote", lembra.

Com o aplicativo, segundo o desenvolvedor e a Urbes, ainda será possível acompanhar a hora estimada da chegada dos ônibus, roteiro e reportar imprevistos durante a viagem, como quebra dos veículos e não atendimento de paradas solicitadas. Sabendo o horário de partida dos veículos, o desenvolvedor acredita que o tempo do usuário no ponto, esperando pelo transporte, será reduzido em até 40%.

Conforme o prefeito José Crespo, a ferramenta não custou nada aos cofres públicos, visto que a empresa desenvolvedora pertence à Consor, concessionária que atua em um dos lotes do transporte público municipal. "Laços de confiança e camaradagem trazem benefícios em outros campos", disse o chefe do Executivo.

Além do prefeito e de secretários municipais, o evento contou com a presença do gerente de produtos da Citatti, Fernando Matsumoto, do ex-presidente da Urbes, Renato Gianolla, e do vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, vereador Francisco França (PT).

O aplicativo foi desenvolvido em 2014 e já foi baixado por 6 milhões de usuários. O sistema já funciona nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Diadema, Ribeirão Preto e Recife. Conforme a empresa Citatti, que desenvolveu o app, somente a tela principal já foi consultada 2 bilhões de vezes. Há uma versão para quem possui deficiência visual. Neste caso, alertas sonoros serão utilizados como referência.

A Urbes está desenvolvendo uma campanha a partir de hoje para divulgar o CittaMobi. A autarquia espera o download por mais de 100 mil usuários em Sorocaba. O aplicativo funciona para os sistemas operacionais Android e IOS. Para baixá-lo, um dos caminhos é acessar o site da Urbes no www.urbes.com.br.



comments powered by Disqus