CULTURA

Projeto Guri abre inscrições para cursos


O Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, oferece 444 vagas para os cursos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical, na região de Sorocaba. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (4) e poderão ser feitas até 15 de dezembro.
 
Para realizar a matrícula é necessário ter entre 6 e 18 anos incompletos e comparecer diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, com os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia); apresentação do comprovante de endereço para consulta.
 
Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos. O início das aulas ocorre de acordo com a data de matrícula de cada aluno.
 
Confira os cursos
 
No Polo Regional Sorocaba são oferecidas 153 vagas, nos cursos de clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, iniciação musical, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo. As inscrições devem ser feitas de terça a sexta, das 8h às 11h, das 13h às 17h. O Polo Sorocaba fica na rua João Francisco das Neves, 11, Vila Assis.
 
O polo de Araçoiaba da Serra oferece 73 vagas nos cursos de clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, trompete, viola, violoncelo. A unidade fica na rua Pedro Nolasco Vieira, 120, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30.
 
Em Votorantim, há 27 vagas disponíveis nos cursos de contrabaixo, coral juvenil, iniciação musical, viola, violino e violoncelo. A inscrição deve ser feita às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, na avenida São João, 649, Jardim Icatu.
 
O Polo de Itu disponibiliza 37 vagas para os cursos de contrabaixo, coral infantil, viola, violino, violoncelo. A unidade fica na Praça Padre Antonio Miguel, 56, Centro, e funciona às quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h.
 
Em Piedade, são 32 vagas, para clarinete, coral infantil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trompete, viola, violino, violoncelo. A unidade fica na rua Lupércio da Silveira Baldy, 187, Vila São João, e funciona às segundas a quintas-feiras, das 13h às 17h.
 
Em Salto há 82 vagas para cavaco, coral infantil, coral juvenil, percussão, violão. O polo está situado na praça Antonio Vieira Tavares, 36, Centro, e funciona às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Já o polo de São Roque (rua Aracai, 250, Centro) tem 40 vagas para os cursos de clarinete, contrabaixo, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino, violoncelo. As inscrições devem ser feitas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.
 
O projeto
 
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo.
 
Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela organização social Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
 
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
 
Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
 
Para mais informações sobre os cursos oferecidos no polo da cidade de interesse, endereço e horário de funcionamento, acesse www.projetoguri.org.br/matriculas.
 



comments powered by Disqus