Digital & Tal

Reputação digital da sua empresa: entenda a importância e como construí-la


Olá pessoal, antes de mais nada, queria dizer que é um prazer fazer parte do Cruzeiro do Sul e poder compartilhar com vocês toda nossa experiência e vivência com Marketing Digital, e já adianto uma coisa, não existe verdade absoluta, ainda mais no mundo digital, onde as tecnologias e os assuntos mudam da noite para o dia!
Gostaria de abrir esse espaço falando um pouco de reputação digital e a importância de construir para sua empresa, seja ela micro ou grande empresa.Ter uma presença digital não é questão de opção mais. As pessoas falarão sobre a sua marca, seus produtos e serviços na internet de qualquer maneira. Portanto, o melhor modo de evitar que isso prejudique os seus negócios é administrando a sua reputação digital.
Separei nesse post, algumas dicas e explicações e me coloco à disposição para ajudar a tirar as dúvidas sobre esse mundo, então vamos lá:


O que é reputação digital?


Falando de uma maneira resumida, a reputação digital de uma empresa são as informações sobre ela espalhadas pelos ambientes da internet. Elas podem impactar diretamente na escolha do consumidor e trazer benefícios (quando bem administrada) ou problemas (quando ignorada).


Por que é tão importante gerenciar a sua reputação digital?
 
Mais de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizarem uma compra. Sendo assim, mesmo que você tenha uma loja física, é preciso investir na imagem do seu negócio. O que as pessoas acham sobre a sua marca vai impactar diretamente nos ganhos e na rentabilidade da empresa.
O consumidor contemporâneo recorre a opiniões, reviews em sites, vídeos, além de redes sociais, como Facebook e Twitter, para estabelecer parâmetros e optar entre diversos concorrentes. Há até mesmo redes específicas para tal, como a Reclame Aqui!
Outra característica importante sobre o feedback na internet é a perenidade. Graças a isso, a administração da reputação digital deve ser feita de maneira duradoura e recorrente, a fim de evitar que opiniões antigas influenciem a decisão de compra hoje.


Mas, afinal, como gerenciar minha reputação digital?
 
A atividade conhecida como gerenciamento da reputação digital consiste, prioritariamente, em:
 
Construção de imagem (branding): As pessoas precisam saber que a sua empresa existe e quais são seus ideais e princípios. A construção da imagem precisa estabelecer uma identidade para a marca, que deve ser refletida em todo o seu ambiente digital. Isso inclui site, redes sociais, e-mail marketing, entre outros canais.
 
Monitoramento de menções: Ao colocar a sua marca na internet, você precisa se comprometer a solucionar os problemas dos seus consumidores. Os canais devem ser explorados para responder a dúvidas e solucionar problemas.
Porém, nem sempre o usuário virá até você. Por isso, é recomendado monitorar informações sobre a sua empresa inclusive fora do seu ambiente digital. Não se esqueça de que essas informações são uma poderosa ferramenta de feedback que pode auxiliá-lo a melhorar os pontos fracos do seu negócio.
 
Interação com a audiência: Procure utilizar os recursos digitais para trazer benefícios e construir um relacionamento com a sua persona. Responda a comentários, indique links que possam ser úteis e mantenha a clareza nas atividades.
O chamado SAC 2.0. também é fundamental, já que os consumidores poderão observar como a sua empresa lida com problemas de seus clientes e podem se sentir mais confortáveis ao optar por ela.


Pronto! Agora, você já sabe como administrar a sua reputação digital! Está preparado para utilizar o conhecimento adquirido na sua estratégia digital?
 
Cesar Del Rio Jr.
det@kite.digital



comments powered by Disqus