ARTIGOS

Impeça a raiva de rebrotar


Geraldo Bonadio

Ensina a sabedoria popular que erva ruim a geada não mata. Algumas delas, como a guanxuma ou a tiririca -- nas quais, em data mais recente, se descobriram qualidades medicinais insuspeitadas -- fixam-se no solo de maneira espalhada e profunda. Quem roça e carpe terrenos tenta extraí-las com as raízes, mas algum tempo depois elas reaparecem e tornam a tomar conta da área.

Como as ervas daninhas, o ressentimento, a raiva e a mágoa são difíceis de arrancar. Você perdeu a conta de quantas vezes perdoou alguém que o prejudicou física, moral e financeiramente. Apesar disso, certo dia, se pega arquitetando contra ele algum tipo de vingança.

Em casos assim, não se surpreenda nem se irrite contra si mesmo. A tiririca da raiva, enraizada no seu coração, voltou a brotar a despeito de sua sincera decisão de deletar a lembrança de algo ou alguém que o feriu interiormente. Só há uma coisa a fazer: reiterar o perdão e orar ao Senhor pedindo que, desta vez, o tirirical do ódio não volte a se formar, ocupando vastos espaços da sua memória, fazendo-o sofrer novamente por algo de que pensava estar definitivamente liberto.

Faça-o sem vacilação. Se deixar para amanhã, verá uma extensa porção de seu mundo interior cair de novo sob o domínio da raiva e os planos de vindita retornarem de maneira obsessiva.

Encoraje-se a renovar o perdão. Lembre-se que, ao concedê-lo, você é quem mais se beneficia com ele. Ao libertar o outro de sua mágoa, oxigena seu mundo interior, troca o mofo, a treva e o mau cheiro pela luz e pelo calor da bondade e se habilita a levar uma vida mais saudável, descontraída e atenta às muitas coisas boas com que, hoje e em todos os dias, Deus o estará presenteando. Para acolhê-las e acomodá-las, você precisa de espaço, ar puro e calor dentro de si e nada disso coexiste com o ressentimento.

"Eu vos digo que todo aquele que se zanga com o seu irmão estará sujeito a julgamento. (...)"

Evangelho segundo Mateus 5:22
Frederico Lourenço



comments powered by Disqus