INFORMAÇÃO LIVRE

Deputado cobra repasse para o Hospital Regional de Itapetininga


O deputado estadual Raul Marcelo (Psol) protocolou ontem um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) cobrando o repasse de verbas da Secretaria Estadual da Saúde ao Hospital Regional de Itapetininga. O parlamentar sorocabano aponta que o déficit nos repasses à unidade entre dezembro de 2016 e outubro de 2017 superariam a casa dos R$ 3 milhões. O hospital é administrado atualmente pela Sociedade Beneficente São Camilo e tem 100% dos leitos destinados ao SUS, atendendo pacientes de cidades como São Miguel Arcanjo, Guareí, Angatuba e Alambari.

Para dezembro

Programado inicialmente para hoje, o comparecimento da diretora do Hospital Regional de Sorocaba, Silvia Moreira, à Câmara Municipal para prestar informações aos vereadores sobre o atendimento na unidade, foi adiada. A pedido de Silvia, o encontro foi remarcado para a próxima quinta-feira, 7 de dezembro. Os vereadores pretendem questionar a diretora acerca de diversos problemas no hospital que teriam sido denunciados por pacientes. Os parlamentares chegaram a sinalizar inclusive com a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para intimá-la a depor, caso se recusasse a comparecer.

Plantão

A Justiça Eleitoral programa um verdadeiro esquema de mutirão para realizar o cadastramento biométrico de eleitores em dezembro. Ao longo do mês, tanto os cartórios eleitorais da cidade quanto o posto avançado que opera no shopping Iguatemi Esplanada funcionarão também aos sábados das 9h às 18h. O objetivo é agilizar o processo de cadastramento da digital dos eleitores, que é obrigatório para os sorocabanos até 23 de março do ano que vem. Mais de 300 mil eleitores ainda não compareceram aos postos de cadastramento. O número de pessoas com o registro atualizado é bem inferior: cerca de 160 mil.

Visita

A cidade de Sorocaba recebe hoje (30) a visita de um grupo de cônsules da África do Sul em evento que encerra as atividades do mês da Consciência Negra. A data marca a realização do seminário "Oportunidades de Negócios na África do Sul" com o objetivo de estabelecer relações econômicas com o país. Na Prefeitura, os cônsules Malose William Mogale, Shanaaz Ebrahim e o gerente de marketing Mark Rabbitts serão recebidos pela vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB). A ação é coordenada pelas secretarias de Igualdade e Assistência Social e de Cultura.

Guardas municipais

O deputado Edmir Chedid declarou apoio à iniciativa do governo do Estado que resultou na assinatura do decreto para regulamentar a Lei 16.111/2016, instituída a fim de liberar recursos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) às guardas municipais. "Esta possibilidade não existia antes da sanção da Lei e regulamentação do decreto", comentou. Segundo o parlamentar, o decreto estabelece que municípios interessados celebrem convênios com a SSP visando a transferência de recursos. O texto determina que o Plano de Trabalho seja específico de cada guarda municipal. "Assim, caberá ao interessado indicar a convergência de interesse com as atividades de segurança pública a cargo do Estado", disse.

"Olho da sociedade"

Anteontem, durante a solenidade de entrega do prêmio jornalístico ASI/Schaeffler de direitos humanos, na Câmara de Sorocaba, o jornalista Eloy de Oliveira, secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura, leu mensagem do prefeito José Crespo (DEM) na qual acentuou que falar em direitos humanos "é falar em proteção". Como exemplo de atenção do governo municipal à área dos direitos humanos, a mensagem citou medidas como a criação da Secretaria de Igualdade e Assistência Social e vários outros projetos, e concluiu: "A imprensa é o olho da sociedade."



comments powered by Disqus