ARTIGOS

Conte com a força do Altíssimo


Geraldo Bonadio

Você ouve dizer, aqui e ali, que a união faz a força. Essa mesma ideia é captada e difundida pela sabedoria popular, em muitos pontos do mundo. O pesquisador Jorge Bertolaso Stella recolheu, na Índia, a seguinte variante: "A união de muitos, embora de pequena importância, produz força; com os fios de erva trança-se uma corda com a qual se liga até um elefante". Ou seja: O elefante, graças à sua força bruta, rompe com facilidade um fio de erva que atravessa seu caminho. Entretanto, se dezenas de fios forem trançados, se obtêm uma corda com resistência bastante para deter sua marcha.

É bem comum alguém se defrontar, em alguma hora e local, com um problema cujas suas dimensões e dificuldade, suplantam em muito suas possibilidades de, sozinho, solucioná-lo. Se, porém, somar sua força a de outras pessoas por ele afetadas -- os demais moradores da rua esburacada, os pais de alunos da escola cujo prédio ameaça desabar, os usuários de uma unidade básica de saúde em que faltam médicos e medicamentos, os passageiros de uma linha de ônibus cujos horários de circulação não atendem às suas necessidades -- terá condições de alcançar uma resolução em termos satisfatórios.

Aprenda a sensibilizar, motivar e mobilizar aqueles com os quais convive para as muitas possibilidades abertas diante da cidadania organizada.

Nem se esqueça de que essas possibilidades de vitória serão aumentadas, de modo infinito, se você e seus irmãos em humanidade buscarem o auxílio do Eterno, sempre à disposição daqueles que desejam ver ampliadas as fronteiras da justiça e do amor fraterno.

"Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas. O Senhor é a minha força e o meu escudo, nele o meu coração confia, e dele recebe ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu canto lhe darei graças."

Salmo 28:7
Nova Versão Internacional



comments powered by Disqus