ARTIGOS

Ninguém pode decidir em seu lugar


Geraldo Bonadio

Ainda que o universo conspire totalmente a seu favor e lhe ofereça condições plenamente favoráveis, os seus projetos pessoais -- casar, fazer um curso superior, iniciar um negócio novo -- somente poderão se tornar realidade a partir do momento em que você decida investir neles o tempo, a energia e os recursos de que dispõe. Isso é uma coisa que ninguém pode fazer por você.

De certo não é sensato fechar os ouvidos à voz das circunstâncias. O bom senso e a experiência ensinam o lavrador a aguardar as primeiras chuvas antes de lançar a semente ao solo. Mas se ele for uma dessas pessoas que, por temerem a possibilidade de as coisas não saírem, em tudo e por tudo, exatamente como planejaram e sujeitam suas iniciativas a múltiplas protelações, a estação favorável se escoará sem que ele nada semeie. O que Deus espera de você é algo bem diferente.

Em toda e qualquer empreitada existe alguma margem de risco. A preparação metódica e sensata previne falhas e reduz as possibilidades de insucesso, só que nunca as elimina inteiramente. Os imprevistos e os insondáveis desígnios da Providência podem levá-lo a um porto diferente daquele a que pretendia chegar.

A existência de um certo nível de incerteza não justifica a inércia. Quem muito hesita antes de dar o primeiro passo acaba por descobrir que o momento mais adequado para o início da jornada ficou para trás. Age melhor quem, ao nascer do dia, salta resoluto do leito, apronta-se, ora pedindo a ajuda do Senhor e põe mãos à obra, sem medo do fracasso. Empenhe-se, encare com coragem, mantenha viva a esperança e terá o apoio do Altíssimo para tornar-se um vencedor.

"Quem fica observando o vento, acabará não semeando; quem fica examinando as nuvens, não poderá ceifar."

Eclesiastes: 11:4
Bíblia Vozes



comments powered by Disqus