CARTAS

Política


Segundo o dicionário, coalizão significa acordo político ou aliança interpartidária para alcançar um fim comum. O fim comum, normalmente, é o da base parlamentar, para que o Executivo possa aprovar as medidas que entende serem as adequadas para a governabilidade da nação, do estado e dos municípios. Mas isso acontece em países onde o povo se interessa em conhecer os que recebem os seus votos e depois acompanha o desempenho deles.

Essa explicação se faz necessária porque, certamente, a maioria das pessoas ouve com frequência essa expressão e sua justificativa, mas nunca se interessa em saber realmente do que se trata.

No nosso País, as coalizões se prestam a conseguir recursos para as campanhas, eleger os que interessam aos eternos caciques da política e aos grandes empresários. Depois são mantidas por trocas de favores, cargos e outras maracutaias que mantenham o poder desses políticos e seus apadrinhados.

Se alguém acha que é exagero, basta prestar atenção nos noticiários e facilmente verá a moeda de troca entre o Executivo e o Legislativo, para se obter a famigerada base parlamentar.

Infelizmente, no caso dos últimos governos do Brasil, as coalizões revelaram-se em acordo político e aliança política para alcançarem um fim político, que era o de subtrair o máximo de vantagens possível.

A aludida reforma política, com os atuais parlamentares, manterá o Brasil no mesmo caminho em que se arrasta. Portanto, não esperemos que os políticos mudem. Sejamos nós, eleitores, a mudança que queremos.

JURANDIR GAIDUKAS



comments powered by Disqus