SOROCABA E REGIÃO

Sorocaba fica entre melhores para dirigir, diz Waze


Sorocaba aparece com destaque no levantamento Waze Driver Satisfaction Index 2017 (Índice de Satisfação dos Motoristas), do aplicativo Waze, como uma das melhores cidades para se dirigir. Segundo a pesquisa, que analisa a experiência de usuários do sistema, o município recebeu nota 7.17, a quarta maior em todo País. Para o ranqueamento foram considerados seis critérios e Sorocaba desponta, principalmente, no que considera a segurança nas vias, com base em itens como número de acidentes e condições climáticas, por exemplo. Pelas ruas da cidade, muitos motoristas concordam que o município possui boa estrutura para a circulação de veículos -- porém destacam que ainda falta cordialidade, respeito e experiência de direção para quem guia carros, motos, ônibus e caminhões pela cidade.

Para o levantamento, o Waze considerou as cidades que possuem mais de 40 mil usuários ativos mensais do aplicativo, que oferece serviços de rota e informações sobre as condições de tráfego. A partir deste critério, foram analisados dados de 217 cidades em 39 países. Foi estabelecida uma única nota por cidade, que varia de satisfatório (10) a péssimo (1). Como resultado da pergunta "quais são os melhores e piores lugares para dirigir no Brasil?", Atibaia aparece no topo da lista, com pontuação de 7,47. São José do Rio Preto vem na sequência, com 7,43, Grande Campinas em terceiro, com 7,20, Sorocaba em quarto lugar e Taubaté, com 6,95, na quinta colocação. Os piores resultados ficaram com Florianópolis-SC (3,98), Manaus-AM (4,21), João Pessoa-PA (4,58), Belém-PA (4,66) e Vitória-ES (4,75). Para chegar a estes números, o aplicativo considerou os critérios de nível de trânsito (quantidade e tamanho dos congestionamentos), qualidade das vias e infraestrutura, serviços ao motorista (como acesso a postos de gasolina e boas opções de estacionamento), fator econômico e social (como acesso a carros, aumento ou baixa dos preços de gasolina), segurança nas vias e "Wazyness", que representa o quão boa (ou ruim) é a rede de Wazers em termos de ajuda aos colegas motoristas.

Resultado espanta


Chegar para um sorocabano e contar que a cidade aparece entre as melhores do País para se dirigir gera, na maioria das vezes, uma expressão de espanto. "Não, Sorocaba está entre uma das piores", contestou Rubem Alves, 60 anos. "Basta dar uma garoa para o trânsito parar. Isso sem contar que a gente dá seta e não respeitam... ", reclamou. Para ele, a Grande São Paulo -- a única região do país que obteve nota 10 em serviços ao motorista -- é o exemplo. A falta da seta e o não respeito a essa sinalização também são motivos de reclamação de Tânia Regina Santos, 35 anos. "As condições da cidade são boas. O que precisa é educação."

Para Sônia Maria Tiliacki, 55 anos -- que já teve a experiência de dirigir em Sorocaba e em Curitiba (PR) -- a capital paranaense ganha disparado no quesito organização, principalmente no respeito à faixa de pedestres. "Mas a estrutura de Sorocaba é boa, não deixa a desejar em relação às grandes cidades." O desafio por aqui, para ela -- que não costuma se deslocar nos horários de pico -- é a cidade se preparar para o futuro. "Tem que criar vias alternativas para o trânsito." Já para o motociclista Clayton Alves, 28 anos, é preciso mais cuidado ao obedecer as regras. "Aqui a gente tem que guiar pela gente e pelos outros."



comments powered by Disqus