INFORMAÇÃO LIVRE

Assembleia Legislativa homenageia médicos


Médicos, professores e estudantes de faculdades e de hospitais de todo o Estado foram homenageados na última segunda-feira pelos 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). O evento ocorreu no plenário Juscelino Kubitschek. A sessão solene foi promovida pelo deputado Fernando Capez (PSDB). “A classe médica é composta por pessoas que dedicam sua vida e sua carreira para salvar, prolongar e melhorar muitas vidas. Precisamos valorizar a conduta desses profissionais”, declarou. 
 
Primeiros socorros
O vereador Luis Santos (Pros) pediu informações da Prefeitura sobre a possibilidade da realização de um treinamento dos servidores da educação para o atendimento de crianças em situação de afogamento e sufocamento. O parlamentar cita que os acidentes são comuns e ocupam a terceira posição na lista de causas de morte de crianças no Brasil, sendo a primeira entre as crianças de até 1 ano de idade. Na tribuna do Legislativo na sessão ordinária de ontem, Santos lembrou que um atendimento rápido pode evitar uma tragédia nessas situações.
 
Na terça
 
A moção de repúdio do vereador Hudson Pessini (PMDB) ao projeto de lei da Câmara dos Deputados que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte privado de passageiros deve ser votada em Sorocaba na próxima terça-feira. Diante da presença de motoristas da Uber na sessão ordinária de ontem, o peemedebista pediu a inclusão da moção na pauta da sessão de amanhã, mas como ela já havia sido definida, não houve tempo hábil para modificações.
 
Oficialmente líder 
 
O vereador Irineu Toledo (PRB) assumiu oficialmente ontem o posto de líder do governo de José Crespo (DEM) na Câmara de Sorocaba. Sob muitos elogios dos demais parlamentares, ele leu um ofício do chefe do Executivo que o formalizou no posto que estava vago desde a troca de comando da Prefeitura. Na gestão de Jaqueline Coutinho (PTB), após o afastamento de Crespo, coube ao tucano José Francisco Martinez (PSDB) exercer a liderança do governo na Casa de Leis.
 
Sem apresentação
 
Irineu Toledo seria oficialmente apresentado como líder pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Marinho Marte, na sessão ordinária. Aconselhado por pessoas próximas, no entanto, Marinho teria desistido da ideia em razão da determinação judicial que o impede de se aproximar de testemunhas de uma investigação do Ministério Público sobre a suposta cobrança de “mensalinho” feita por ele a seus assessores enquanto vereador. Algumas das testemunhas da investigação trabalham no gabinete da vereadora Cíntia de Almeida (PMDB), que é a suplente de Marte no Legislativo.
 

Consciência negra


O deputado estadual Raul Marcelo (Psol) quer tornar o Dia da Consciência Negra um feriado celebrado em todo o Estado de São Paulo. Para isso, ele apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com a proposta. Atualmente, a data é considerada feriado em alguns municípios (como em Sorocaba, por lei do próprio deputado enquanto vereador), mas em outros, não. Segundo Raul Marcelo, a data traz uma “reflexão sobre nosso passado escravista e a discriminação racial que ainda hoje permeia fortemente o Brasil”.

55 anos dos bombeiros


O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completou 55 anos de instalação em Sorocaba e a data foi comemorada na manhã de ontem, em evento no teatro do Sesi. Com o lema “Corpo de Bombeiros  55 anos de desafios, coragem e gratidão”, a cerimônia foi marcada por homenagens a integrantes da ativa e da reserva da corporação, além de autoridades como o prefeito José Crespo (DEM), que estava representado pela vice Jaqueline Coutinho (PTB).



comments powered by Disqus