CARTAS

Consultas


CONSULTAS

Infelizmente, a resposta dos atendentes do centro de saúde do Júlio de Mesquita quando se busca marcar consultas de qualquer especialidade é: "agendamento só em janeiro de 2018, não temos vagas".

Esta foi a resposta quando, no dia 1º de novembro, estive lá a tentar agendar consulta com clínico geral, para um encaminhamento ao oftalmologista. Foi a mesma resposta ouvida 20 dias atrás, quando minha esposa tentou agendar com a ginecologista. Uma vergonha!

Voltar em janeiro, para agendar só para março ou abril? Enquanto o prefeito se ocupou até agora de brigas e disputas apenas para se manter no cargo, a cidade padece com necessidades básicas (como a saúde), além de outros problemas.

Por que não colocam mais médicos para atendimento ou fazem mais centros de saúde? Sempre alegam dificuldades financeiras que, no entanto, não existem para custear cargos comissionados.

DENILSON APARECIDO DE OLIVEIRA

Resposta - Informamos que, de acordo com os registros do Sistema de Informação em Saúde (SIS), constam dois cadastros em nome de Denilson Aparecido de Oliveira, com dois endereços diferentes pertencentes aos bairros Nova Sorocaba e Wanel Ville (não constam registros em nome do requerente na UBS Sorocaba I).

As Unidades Básicas de Saúde, além das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, trabalham com atendimento eletivo, sendo os atendimentos médicos à demanda espontânea agendados conforme disponibilidade de vagas. Contudo, as 32 UBSs contam com o acolhimento realizado pelo profissional enfermeiro, que mediante a classificação de risco, pode priorizar os agendamentos para consulta médica.

É importante destacar que o profissional enfermeiro também tem papel relevante na linha de cuidado, inclusive em saúde da mulher, como por exemplo, consulta de enfermagem e prescrição de medicamentos diante de algumas queixas ginecológicas previstas em protocolo municipal, coleta de papanicolau, solicitação de exames, planejamento familiar, prescrição de método contraceptivo, consulta de pré-natal (baixo risco), entre outros.

SECRETARIA DA SAÚDE



comments powered by Disqus