CULTURA

Grupo Abracadabra apresenta 'Os saltimbancos' em Votorantim


Considerada uma das obras de teatro musical infantil mais famosas e importantes do Brasil, Os saltimbancos ganhará uma versão especial, do grupo Abracadabra, da Associação Fazendo Arte, que estreia nesta quinta (12), às 20h, no Teatro Municipal Francisco Beranger, em Votorantim (avenida. Ver. Newton Vieira Soares, 291). O ingresso custa R$ 20 e será vendido no local com uma hora de antecedência. A peça será reapresentada nesta sexta (13), às 20h, no mesmo local.
Livremente inspirado na obra de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, adaptado no Brasil por Chico Buarque, a montagem traz em cena as potencialidades e singularidades de cerca de 30 atores e atrizes, com síndrome de Down e deficiências intelectuais, do grupo Abracadabra, que usa as artes cênicas como ferramenta de inclusão social. 
A peça tem direção geral de Junior Mosko e concepção Emerson Yan. “É um espetáculo totalmente aberto para que eles possam se expressar. É o momento em que eles conseguem se ver e sentir que o mundo também é deles”, comenta Mosko. 
Resultado de dois anos de pesquisa, Os saltimbancos é a sétima montagem do grupo e foi produzida a partir de desenhos e textos adaptados por Everton de Oliveira. A peça narra os conflitos, as desilusões e insatisfações dos animais com os maus tratos exercidos por seus patrões e, diante desse problema, a decisão de fugir e tentar a vida como artistas na cidade grande. 
Como na montagem clássica, a peça propõe reflexões sobre inclusão e diversidade. “É uma peça muito emocionante, porque o que está em cena é o lado humano”, acrescenta o diretor. Segundo Mosko, o musical ainda contará com a participação de mães e pais dos atores, que além de participaram dos ensaios, ajudaram na confecção de figurino e cenário.



comments powered by Disqus