ECONOMIA

Caixas de autoatendimento chegam a supermercados


 
O cliente entra no supermercado, escolhe seus produtos, passa suas próprias compras no caixa, paga e vai embora. Essa cena, comum em supermercados e farmácias do exterior, começa a se tornar realidade no Brasil.
 
"Eu sabia que isso existe no exterior e acho que demorou para chegar no Brasil. Às vezes a gente vem comprar só uma coisinha e fica um tempão na fila", diz a engenheira Rafaela Fernandes, após usar um dos recém-instalados caixas automáticos do Master Supermercado, no shopping Frei Caneca, região central de São Paulo.
 
Também há sistemas assim no Carrefour do Jardim Pamplona Shopping (zona oeste) e na loja de doces Tateno, na Vila Mariana (zona sul).
 
No espaço antes ocupado por dois caixas comuns, o Master instalou quatro terminais de autoatendimento e, baseado na experiência de outras lojas da rede no sul do País, estima que eles absorvam de 5% a 10% do fluxo da loja. A Consinco, que desenvolveu os caixas do Master e que já instalou mais de 200 deles pelo Brasil, afirma que é possível reduzir o tempo de espera nas filas em até 30%.
 
Com um sistema de leitura de código de barras mais sensível, os terminais têm sistema de balanças e câmeras que impedem que o cliente pague menos do que deveria.
 
Após serem registrados pelo cliente, os itens devem ser colocados em uma balança. Se o peso não bater com o registro do código de barras, o caixa trava e, automaticamente, chama um operador para verificar a situação.
 
Segundo a reportagem apurou, cada terminal, com câmeras, custa cerca de R$ 30 mil.
 
Região
 
O tipo de serviço, comum nos Estados Unidos e Europa, já existe na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O supermercado da Rede São Vicente, em Itu, foi inaugurado em outubro do ano passado com a inovação. O maior movimento nos caixas de autoatendimento ocorre às sextas-feiras e aos finais de semana, pois são mais rápidos que os caixas convencionais, conforme a rede. (Folhapress e Redação)
 



OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus