SOROCABA E REGIÃO

Realidade virtual gera vivência do projeto




A realidade virtual é uma ferramenta capaz de mostrar ao usuário como os projetos de decoração e arquitetura ficarão no mundo real. Os recursos digitais vêm sendo cada vez mais usados por profissionais que, junto aos clientes, planejam e definem como ficará uma construção, reforma ou decoração de interiores.

Nos projetos virtuais, o morador tem a oportunidade de vivenciar como será sua nova casa e corrigir eventuais erros, comparando proporções, cores e até tipos de materiais. Os programas de informática desse tipo vêm sendo disseminados e não se restringem apenas a escritórios de arquitetura e de paisagismo. Até mesmo sites de móveis planejados oferecem o recurso. Basta o usuário inserir as dimensões do cômodo, os móveis e os modelos que pretende instalar e verificar como ficarão por vários ângulos.

Os programas mais sofisticados simulam até condições de luz e são cheios de detalhes. Segundo a arquiteta Isabela Giannella, em artigo publicado no blog da C&C, a tecnologia permite experimentar virtualmente os espaços. "Desta forma, você não só sabe como sua casa será visualmente, como também, a sensação de estar nela".

"É possível projetar e ver como ficará um jardim na entrada, uma elegante sala com piso brilhando, luminárias acesas, ambientes com as cores e decoração preferidas. Tudo sem sair da cadeira", observa Isabela.

A arquiteta ressalta que a realidade virtual aproxima o cliente do profissional, pois muitas vezes as formas de representação utilizadas no papel (plantas, cortes e perspectivas) não são totalmente compreendidas. Ela cita que ferramentas já foram desenvolvidas, como as imagens renderizadas, que se parecem muito com fotos.

Aplicativos, que podem ser instalados no celular, fazem a pessoa se sentir na casa que ainda não existe. Isabela cita ainda os óculos de realidade virtual, que permitem até andar pelos espaços projetados.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus