SOROCABA E REGIÃO

Exibição da Locomotiva 58 acontece nesta terça


A Locomotiva 58 volta à ativa em comemoração ao aniversário dos 363 anos de Sorocaba no dia 15 de agosto, às 12h, saindo da Estação Paula Souza. Após quatro anos sem manutenção periódica, o trem trafegará por um percurso de um quilômetro pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) até Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, sem passageiros.

Para a apresentação no próximo dia 15, foi necessário realizar ações como teste hidrostático de caldeira e de válvulas de segurança (executados por empresa especializada e certificada no assunto); reparação de vazamentos em juntas e tubulações; revisão de válvulas e injetores; substituição de gaxetas e enchimentos dos eixos das rodas; limpeza e lubrificação. Isso pelo fato de a locomotiva não ter recebido a manutenção necessária nos últimos anos. Nos dias 29 e 30 foram realizados os testes de força e de movimento da locomotiva, quando foi certificada que estava apta para o funcionamento.

"É um presente para a população e uma revisita a história de Sorocaba e região", falou o secretário da Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), Werinton Kermes, em nota emcaminhada pela Prefeitura, sobre a parceria da pasta com o Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, uma entidade sem fins lucrativos e voltados à memória das ferrovias na região, para que os voluntários da entidade pudessem recolocá-la em funcionamento. (Secom/Sorocaba)


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus