SOROCABA E REGIÃO

INSS cancela 81% de auxílios-doença no Estado de SP


De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 81% dos beneficiados que passaram por perícia médica tiveram os auxílios-doença cancelados no Estado de São Paulo, durante a operação pente-fino. Ao todo, foram realizadas 50.335 perícias, com 40.655 benefícios cancelados. Os dados são do último balanço da revisão, feito no dia 14 de julho. O INSS afirmou não possuir levantamento regional sobre a revisão dos benefícios, o que significa que não tem como saber os números apenas de Sorocaba.
 
Segundo o INSS, essas perícias também resultaram em 8.144 auxílios-doença convertidos em aposentadoria por invalidez; 342 transformados em auxílio-acidente; 267 convertidos em aposentadoria por invalidez, com acréscimo de 25% no valor do benefício; e 917 pessoas foram encaminhadas para a área de reabilitação profissional. Além disso, outros 3.298 auxílios-doença foram cancelados por não comparecimento dos segurados convocados.
 
Resultados nacionais
 
Em todo o Brasil, os peritos revisaram cerca de 200 mil benefícios de segurados que recebiam o auxílio-doença e há mais de dois anos não passavam por avaliação médica. Desse montante, 160 mil foram cancelados.
 
O chamado "pente-fino" foi aprovado pela Medida Provisória 767/17, convertida na Lei 13.457/17. Até o momento, foram enviadas mais de 435 mil cartas de convocação. Após o recebimento, o segurado tem cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso.
 


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus