SOROCABA E REGIÃO

Aeroclube de Sorocaba está com inscrições abertas para curso de piloto


Sorocaba é reconhecida como um dos mais importantes polos de manutenção aeronáutica do país e com potencial para a aviação executiva dos maiores, se destacando, também, como referência na formação de pilotos. O aeroclube da cidade está com as inscrições abertas para novos grupos do curso de piloto privado de avião que realiza a partir do próximo sábado, dia 12 de agosto.
 
Segundo a secretaria da entidade, ainda existem algumas vagas disponíveis para as inscrições. Informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3223.2627 e 3223.2757, de terça-feira a domingo, ou pessoalmente na sede que fica na avenida Santos Dumont, 1.285, na Vila Angélica. As aulas, diurnas ou noturnas, acontecem de segunda a sexta-feira.
 
Para as duas turmas que serão formadas, totalizando 50 alunos, serão oferecidos dois voos de cortesia, de aproximadamente trinta minutos de duração. Dois alunos, um de cada período, serão sorteados, no início das aulas, e poderão voar com instrutores e serão convidados a interagir no comando da aeronave.
 
Teóricos e práticos, os cursos são homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e habilitam os candidatos para voar. O conteúdo teórico será desenvolvido no período de cinco meses; já a parte prática, onde estão programados os voos, podem ser realizadas simultaneamente ou depois do primeiro módulo, à escolha do aluno e futuro piloto.
 
Demanda crescente
 
Coordenador da atividade e professor, o também piloto Paulo Dirceu Dias, afirma que a demanda por profissionais da aviação tem aumentado. O mercado sofre os efeitos da crise econômica, mas já dá sinais de retomada do fôlego. Dias destaca que o conceito do aeroclube enquanto instituto formador contribui para que o profissional tenha chances de seguir carreira.
 
Quem fizer o curso abre caminho para a sua habilitação como piloto de avião, e amplia seus horizontes com o início como piloto aero-desportivo e/ou profissional, voando para seu lazer ou profissionalmente, como piloto comercial, credenciado como PPA (Piloto Privado de Avião), e, depois, como PCA (Piloto Comercial de Avião).
 
Alunos de outras cidades podem utilizar os alojamentos da escola. Eles têm estrutura de acomodação compatível, e geram economia para aqueles que se decidirem permanecer em Sorocaba. Ainda conforme Dias, as aulas teóricas são regulares, com programações fixas, em finais de semana, sábados e domingos, ou nas noites de segundas às sextas-feiras, conforme a preferência do aluno. As aulas práticas, de voo, são programadas pelos próprios alunos, que marcam seus voos, entre terça-feira e domingo.
 
Ex-alunos e agora diretores
 
Quem já fez o curso reforça o nível de excelência e de aproveitamento para a carreira. Fabiano Bispo, hoje integrante da diretoria do aereoclube, diz, por outro lado, que a proposta da entidade é capacitar e abrir perspectivas aos interessados. "Sorocaba tem condições favoráveis que são levadas em consideração por quem atua no segmento".
 
Bispo destaca fatores como a localização e a logística do aeroporto local, que pode ter sua administração concedida à iniciativa privada, segundo noticiado pelo Cruzeiro do Sul em maio deste ano. "São situações que colocam o município como importante polo, onde a capacitação de profissionais que desejam brevetar (ou se habilitar como pilotos) ocupa posição determinante".
 
Prova de que voar não é exclusividade dos homens, a pilota Amanda Magliano, que também ocupa cargo diretivo dentro do Aeroclube de Sorocaba, afirma que ter feito o curso foi de extrema importância. Ela pretende seguir carreira e está entusiasmada com a abertura do curso para pilotos.
 
"Eu sempre fui apaixonada por aviação e, quando me mudei para Sorocaba (morava em Taubaté) vi, aqui, a oportunidade de que precisava para realizar meu sonho. Acredito que todos que se inscreverem terão perspectivas favoráveis e poderão seguir uma carreira de sucesso".
 
O Aeroclube de Sorocaba completou 75 anos em 5 de maio último.
 



comments powered by Disqus