SOROCABA E REGIÃO

Idosos precisam fazer o cadastro da biometria


Os idosos de Sorocaba com 70 anos ou mais, que não são obrigados a votar, devem fazer o cadastramento biométrico mesmo se não pretendem mais participar das próximas eleições. Sem a revisão biométrica, cujo prazo vai até 23 de março de 2018, o título eleitoral será cancelado e com isso poderão ter o CPF bloqueado, assim como o recebimento da aposentadoria e benefícios.

A exigência faz com que muitos idosos em Sorocaba, mesmo com dificuldades de locomoção, se dirijam aos cartórios eleitorais, que funcionam no antigo prédio do fórum, no Mangal; à central de cadastramento, instalada no shopping Iguatemi Esplanada; e ao Poupatempo, no centro da cidade.

De acordo com João Lima, chefe do cartório da 343ª Zona Eleitoral, de Sorocaba, as pessoas idosas ou não que atualmente estão acamadas, doentes e com dificuldades de locomoção devem providenciar um atestado médico, relatando a situação do eleitor. O documento deve ser entregue por alguém de sua confiança nos cartórios eleitorais, no Mangal.

Lima avisa que o atestado médico entregue no cartório eleitoral onde o eleitor é cadastrado evita que tenha o título cancelado. Essa é a justificativa para que a pessoa não possa fazer a biometria em função de alguma doença ou problema de saúde.

"Quem não apresentar o atestado médico ou não fizer o cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado, mesmo aqueles que não são obrigados a votar são obrigados a fazer a biometria até o último dia do prazo", alerta o chefe de cartório.

Segundo Lima, os idosos que são aposentados ou recebem benefícios do INSS precisam fazer a biometria para não terem seus títulos cancelados, e em consequência disso terem o CPF bloqueado, e por consequência a conta bancária e o recebimento de aposentadorias e benefícios.

Na sexta-feira de manhã alguns idosos com mais de 70 anos e preocupados com a questão, fizeram o cadastro biométrico no posto da Justiça Eleitoral no Poupatempo. A aposentada Ivone Camparini Garcia, de 83 anos, ficou com medo de ter o título de eleitor cancelado e com isso ter o pagamento da aposentadoria suspenso. "Mesmo a gente não sendo mais obrigado a votar tem que fazer a biometria. Então, resolvi vir o quanto antes para não perder o prazo e deixar tudo regularizado."

O mesmo fez o aposentado José Topam, 71. Ele disse que mesmo não sendo mais obrigado a votar por causa da idade, fez questão de fazer a biometria. "Eu vim fazer o cadastro biométrico porque é obrigatório e também porque eu quero continuar votando".


78 mil registraram digitais em Sorocaba

Um total de 78 mil eleitores já compareceu aos três locais de cadastramento biométrico em Sorocaba para registrar as digitais no sistema da Justiça Eleitoral. Porém, segundo João Lima, chefe do cartório da 343ª Zona Eleitoral, de Sorocaba, ainda restam 423 mil pessoas na cidade para fazer a biometria. No total, 501 mil eleitores de Sorocaba, entre aptos a votar e pessoas que tiveram seus títulos cancelados, são obrigados a fazer o cadastramento biométrico.

O movimento era intenso no posto da Justiça Eleitoral no Poupatempo em Sorocaba na sexta-feira de manhã. Cerca de 50 pessoas aguardavam. No local, os eleitores têm que esperar a sua vez na fila, por ordem de chegada. A unidade atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. O tempo de espera pode chegar a 2 ou 3 horas.

Nos cartórios eleitorais, que funcionam no antigo prédio do fórum, na praça da Maçonaria, no Mangal, o atendimento é feito, preferencialmente por agendamento, que deve ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo: www.tre-sp.jus.br.

Os eleitores também podem fazer a biometria na central de cadastramento no shopping Iguatemi Esplanada e que tem capacidade para atender até 2 mil pessoas por dia. O atendimento é de segunda à sexta, das 9h às 18h. De acordo com João Lima, na central de cadastramento o eleitor não irá pegar fila.

Para fazer o cadastro biométrico, a pessoa deve apresentar um documento pessoal com foto e comprovante de residência em nome dela, ou dos pais. Não é obrigatório o título de eleitor.

A Justiça Eleitoral alerta que o procedimento é obrigatório para todos que votam em Sorocaba, pois a cidade contará com a leitura biométrica nas eleições de 2018. O mesmo vale para Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora. Quem não fizer a biometria até o prazo final terá o título de eleitor cancelado e com isso poderá ter o CPF bloqueado, além de não poder votar nas próximas eleições nem tirar passaporte e prestar concurso público.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus