ECONOMIA

Supermercado São Bento reabrirá até o fim do mês


 
 
 
A Supermercearia São Bento deve reabrir as portas até o fim do mês, agora com o nome Supermercado São Bento. O tradicional estabelecimento encerrou as atividades em abril, depois de quase 80 anos. A marca e as instalações na rua da Penha, no Centro, foram adquiridas pelo Grupo Garla, que já possui outro supermercado no interior de São Paulo e pretende chegar a cinco até o fim do ano. Com a aquisição, a marca São Bento se torna uma rede que nomeará também os outros supermercados do grupo no Estado de São Paulo.

O administrador do Grupo Garla, Leonardo Machado Carvalho, afirma que o objetivo é resgatar um dos ícones da cidade, preservando os pontos positivos, mas implementar também mudanças e reformas que melhorem o local. Antônio Lacombe e Ícaro Garcia são os proprietários do grupo. Ícaro é sorocabano.

Carvalho informa que sondagens foram feitas sobre os pontos que agradavam aos consumidores e os que precisam ser modificados. Os produtos diferenciados e importados, por exemplo, retornarão. "Vamos atender o cliente que busca produtos nobres, mas também as compras do dia a dia", diz o administrador.

Uma das carências sentidas pelos consumidores, com o fechamento do comércio, seria em relação aos cafés da manhã e da tarde tradicionais entre os que moram ou passam pelo Centro. Os produtos do restaurante e padaria -- que faziam sucesso há décadas -- também retornam, entre eles o famoso almoço árabe aos sábados.

Os sabores devem continuar os mesmos, pois os cerca de 40 funcionários que já trabalhavam no local foram convidados a retornar. Carvalho destaca a importância do fator humano. Funcionários com anos de experiência já têm a confiança dos clientes, diz o administrador. "Ter essa proximidade, voltar com esse espírito interiorano de Sorocaba", enfatiza.

A empresa ainda ouviu desses funcionários o que podia receber melhorias e as ideias foram incluídas nas reformas que estão sendo feitas no local. Além das gôndolas, a cozinha, a padaria, o açougue e o restaurante serão modificados. O estacionamento também terá mudanças, como instalação de cancelas, e entrada tanto pela rua da Penha como pela rua Sete de Setembro. A galeria de serviços em frente ao estabelecimento continua e no momento tem espaços disponíveis para interessados.

De acordo com o administrador, será dada uma atenção especial aos setores de padaria, hortifrúti e açougue. As carnes serão cortadas no próprio estabelecimento, de acordo com o gosto do cliente, e negociações com fornecedores da região estão em andamento para garantir hortaliças sempre frescas e a padaria terá diversificação de pães e doces. Outro segmento de interesse do empreendimento será o de alimentação natural, saudável e vegetariana. O Supermercado São Bento funcionará diariamente.

Tradição

A mercearia começou a funcionar na década de 1940 em um salão na altura do número 700 da rua da Penha, abaixo do atual endereço. Além de itens normalmente encontrados nesse tipo de estabelecimento, o proprietário Moysés Stefan, conhecido como "Musse", vendia comidas árabes. Ele morreu em 2014 aos 91 anos.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus