CULTURA

Em novo livro, gato Atum percorre sete países e narra suas aventuras


Atum é um gato sorocabano que está ficando famoso entre as crianças de todo o Brasil. Com nome de peixe, esse gato amarelo é realmente cheio de personalidade e tem muitas histórias pra contar. Tanto é, que ele se prepara para lançar seu segundo livro: Atum, o Gato Grato, cai no mundo!, da editora Carochinha. O lançamento ocorre no próximo sábado, dia 22, às 15h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Sorocaba. Na ocasião, a autora Thaís Laham Morello e a ilustradora Juliana Basile participam de uma sessão de autógrafos. Haverá também uma contação de histórias com Monisa Maciel. A entrada é gratuita e o livro será vendido por R$ 34,90.

Nesse segundo livro, os leitores poderão conhecer sete países em que Atum viveu ao longo de suas sete vidas: México, Turquia, Japão, Itália, Argentina, Nova Zelândia e Egito. Esse gatinho é tão sensacional que ele conheceu a artista Frida Khalo no México, voou de balão na Turquia, aprendeu a fazer sushi com suas garras felinas no Japão, passeou de gôndola na Itália, aprendeu a dançar tango na Argentina, fez amizade com um bichinho com nome de fruta, o kiwi, na Nova Zelândia, e visitou as famosas pirâmides no Egito. Rememorando esses caminhos que percorreu pelo mundo, Atum chega à conclusão de que "não existe um só caminho, o mundo todo é um barato e todo mundo quer carinho!".

"Eu escolhi falar sobre viagens porque eu adoro viajar e conhecer novas culturas, lugares diferentes e, sobretudo, por meu amor em saber sobre as pessoas", conta Thaís, que assim que se formou em Psicologia fez um intercâmbio na Nova Zelândia. "Uma aventura das mais ricas que já experimentei, pois convivi com muitos estrangeiros, pessoas de vários países diferentes, o que me fascinou." Depois, Thaís também passou um tempo na Argentina. E foram essas experiências pessoais e essa vontade de conhecer as diversas culturas, que inspiraram Thaís a escrever esse segundo livro sobre seu querido animalzinho de estimação. Aliás, Thaís diz que ela e o Atum têm altos papos sobre a vida. É uma verdadeira falação por esse mundo da imaginação. "Sempre quando converso com o Atum, ele fala que já morou em países diferentes, em suas sete vidas", explica a autora.

No primeiro livro -- Atum, o Gato Grato -- o leitor pode conhecer um pouco sobre as profissões que o bichano teve durante suas sete vidas. Ele já foi jardineiro, astronauta e até terapeuta! Nesse primeiro livro, o tema abordado foi a gratidão.

E atenção fãs do gato Atum: a ideia da Thaís é que a série seja composta por sete livros. "Sempre que converso com as pessoas, inclusive as crianças, me dão várias ideias de livros novos. Já sugeriram escrever sobre as cores do arco- íris, sobre as notas musicais, sobre os sentimentos e o que penso no momento é um especialmente sobre o Brasil."


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus