SOROCABA E REGIÃO

Jornal de Araçoiaba ganha versão em papel



Invertendo a tendência que ocorre há anos no mercado de comunicação, o jornal Araçoiaba da Serra, criado há 17 anos em versão digital na internet, agora é lançado em versão impressa com periodicidade mensal e neste mês está na sua quinta edição. A iniciativa é do criador e idealizador da publicação, Marcos Camilo.

Segundo ele, o projeto é manter simultaneamente as duas versões da publicação, digital e impressa. O lançamento do jornal impresso atende a pedido feito por comerciantes de Araçoiaba da Serra. "Encontrei apoio, o pessoal (comerciantes) começou a participar com anúncios", descreve Camilo.

Em formato tabloide, a publicação tem páginas coloridas e tiragem de quatro mil exemplares. A primeira edição foi de oito páginas e a quinta edição tem 12 páginas. Camilo informa que essa ampliação ocorreu porque aumentaram os números de anúncios e de reportagens. O jornal é impresso na Grafsul, gráfica da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) instalada no parque gráfico do jornal Cruzeiro do Sul. A Grafsul é representada pelo profissional Alberto Cassone.

Camilo avalia como boa a aceitação do jornal: "Apesar de ser quinta edição está caminhando (o jornal) com boa frequência no comércio e aceitação. As pessoas já esperam a edição do mês. Sempre sai (é publicado) entre a primeira e segunda semana do mês." A distribuição do jornal é feita gratuitamente no comércio e em bancas da cidade.

Camilo avalia que o público consome notícias nas duas versões, a digital e a impressa: "Eu percebi que ele (o jornal impresso) deu mais credibilidade e reforçou o trabalho on-line." A versão impressa também é acessada na versão digital.

"As pessoas têm lido o impresso também, o impresso atende outro perfil de público, aquele leitor que quase não acessa a internet e é atendido com o jornal de papel", descreve Camilo. "Eu percebi que tem gente que viu o jornal impresso e não viu o site."

Experiente em vendas de livros e produtos do varejo, Camilo criou inicialmente a publicação eletrônica com o objetivo de divulgar a cidade de Araçoiaba da Serra para o mundo. Começou com o domínio www.aracoiabanet.com.br e o atual endereço é o www.aracoiabadaserra.com.br.

Impresso mostra sua força

O gerente comercial do Cruzeiro do Sul, Edson Mario, analisando a iniciativa de Marcos Camilo, entende que a decisão do empreendedor "mostra a força do impresso frente às mídias digitais". Na avaliação de Mario, o jornal impresso tem o diferencial de repercutir as notícias locais, enquanto que o digital abrange as notícias gerais.

"Essa também é a proposta do Cruzeiro do Sul, de modo que as duas mídias se complementem e alcancem um maior número de pessoas, independentemente da plataforma escolhida", acrescenta Mario. O Cruzeiro do Sul publica o jornal simultaneamente nas versões impressa e digital.
Com base na iniciativa do jornal Araçoiaba da Serra produzir paralelamente as versões digital e impressa, Mario faz uma projeção: "Muitas dessas iniciativas virão a acontecer."


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus