ARTIGOS

Toda vida é sagrada


Geraldo Bonadio

Há muitas guerras ao redor do mundo. Temos países em que há conflitos pavorosos e grande derramamento de sangue entre pessoas da mesma nacionalidade, mas de etnias, religiões e grupos linguísticos diversos.

No Brasil não há nada disso. Mas o número de jovens mortos a tiros, em acidentes de trânsito ou pelo uso de álcool e drogas excede o dos que perderam a vida em conflitos internacionais ou guerras civis.

Vale a pena mergulhar em alguns trechos do sermão que Martim Luther King pregou, numa Igreja Batista de Atlanta, na Geórgia, há cinquenta anos, lembrando que "se quisermos ter paz na Terra (...), devemos afirmar, de modo pacífico, a condição sagrada de todas as vidas humanas".

"Todo homem é alguém, porque é um filho de Deus. Quando dizemos "não matarás", afirmamos que a vida humana é demasiado sagrada para ser perdida nos campos de batalha deste mundo."

"O homem é mais do que um diminuto capricho dos elétrons ou um pouco de fumaça de um incêndio sem fim. É uma criatura de Deus, feita à sua semelhança e deve ser respeitado como tal."

"Quando acreditarmos realmente no caráter sagrado da personalidade humana, não exploraremos os outros, não espezinharemos os outros (...), não mataremos ninguém. "

A violência a todos ameaça. Use contra ela a Palavra do Senhor, que transforma e desarma pessoas, levando-as a lutarem, unidas, para que todo ser humano atinja o pleno desenvolvimento, para o qual Deus o criou.

"(...) não se diferenciam grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo para todos. "

Carta de Paulo aos Colossenses 3:11 Bíblia do Peregrino


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus