ECONOMIA

ABB lança novo equipamento para aumentar eficiência energética


A multinacional ABB, empresa de tecnologias de energia e automação, com uma planta em Sorocaba, lançou um inversor de frequência voltado para o segmento de águas e saneamento básico. O lançamento ocorreu na sede local da empresa, que fica no km 11 da rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho), e contou com a presença de clientes da área. Os convidados ainda tiveram a oportunidade de conhecer um case da companhia de prevenção nas perdas do sistema hídrico e fazer uma visita guiada na fábrica de drives de média e baixa tensão e painéis. Segundo o gerente geral da ABB, Marcelo Palavani, a apresentação do novo equipamento foi feito simultaneamente no Brasil e na Europa. Palavani afirma que o inversor de frequência utilizado em sistemas de saneamento básico, para tratamento de água, propicia um melhor controle do bombeamento da água, gerando uma eficiência energética de cerca de 40%.

Palavani disse ainda que o lançamento do novo inversor faz parte da estratégia de negócios da ABB voltada para atender o mercado nacional do segmento de águas e saneamento básico. De acordo com a ABB, o País perde por ano cerca de R$ 8 bilhões com perdas no sistema hídrico. Segundo o gerente geral da empresa, nas grandes cidades é bastante comum, por exemplo, problemas da tubulação, e que acabam gerando vazamentos de água. "A ABB tem uma solução que consegue medir a vazão e a pressão da tubulação, por meio de um medidor instalado. Com isso, qualquer alteração na tubulação, como vazamentos de água, é imediatamente apontada pelo sistema, e a empresa responsável consegue enviar uma equipe de manutenção ao local em pouco tempo, evitando um grande desperdício de água."

Palavani conta ainda que algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) já estão investindo na tecnologia, inclusive com equipamentos da ABB. O novo inversor de frequência lançado é o ACQ580, que garante o fluxo seguro da água durante o bombeamento e é indicado para companhias de tratamento de água e esgoto, usinas de dessalinização e ambientes de irrigação. O principal benefício é uma operação estável e ininterrupta 24 horas por dia, com eficiência energética e consequente redução de custos.

Também participaram do evento de lançamento do novo inversor de frequência o gerente global da ABB, James Chalmers, do segmento de água e águas residuais, e Alfred Wehrle, responsável global pela área de drives de média tensão do segmento. O lançamento faz parte dos investimentos feitos pela ABB na planta de Sorocaba, no valor total de US$ 200 milhões. Segundo Palavani, na planta de Sorocaba também são produzidos equipamentos para as áreas de mineração, óleo e gás, papel e celulose, alimentos e bebidas, entre outros.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus