CULTURA

Galeria traz a Sorocaba obras de Pablo Picasso e Salvador Dalí


A galeria Villa Luperca, instalada em Sorocaba, recebe a partir do dia 22 de maio obras de alguns dos principais expoentes do clássico moderno no Brasil e no mundo. Entre os trabalhos estão litogravuras de Pablo Picasso e Victor Vasarely, uma importante escultura de Salvador Dalí, além de obras do escultor brasileiro convidado Roberto Ferraz Sampaio, mais conhecido como Dagô. A exposição, com entrada gratuita, poderá ser vista até o dia 9 de junho.
 
Litogravura, para quem não conhece, é um tipo de gravura obtida através da impressão a partir de uma matriz artesanal. A partir dessa matriz, podem ser gerados vários exemplares de uma produção. As gravuras têm valor artístico por serem totalmente originais e realizadas artesanalmente. Cada gravura é numerada, datada e assinada pelo próprio artista, uma a uma, compondo uma edição restrita.
 
A mostra conta com parceria da galeria espanhola Antic & Modern e curadoria de Millah Cremonini. Na sala principal, logo ao entrar, o público poderá conferir duas séries distintas de litogravuras de Vasarely, pintor de origem húngara considerado um dos mais importantes artistas da chamada Op-art, um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas.
 
Seguindo, na sala oval, fazendo um contraponto com as primeiras, que são coloridas e geométricas, estão as litogravuras em preto e branco de Picasso, um dos mais consagrados artistas da história da arte, retratando conteúdo sensual e instigante.
 
Uma sala exclusiva ainda foi organizada para receber a escultura Alice no País das Maravilhas, de Salvador Dalí e, por fim, na parte externa, encontram-se as esculturas em pedra-sabão de Dagô, conferindo novas formas e texturas aos jardins. Com um trabalho minucioso e detalhista, o artista brasileiro traz fluidez e perspectiva, transformando o estado bruto da pedra em algo novo e emocionante.
 
A curadora da mostra lembra que com mais esta exposição, a Villa Luperca reafirma sua vocação para receber trabalhos de ícones mundiais das artes, já tendo exibido anteriormente obras de Salvador Dalí, Andy Warhol e Joan Miró.
 
A galeria Villa Luperca reabre suas portas ao público após dois anos sem exposições. De acordo com Caterina Reze, proprietária e criadora do espaço, o principal motivo foi a desaceleração da economia brasileira, que começa a dar sinais de recuperação. "Prova disto é que já estamos preparando outra grande mostra para o segundo semestre deste ano", adianta, sem dar detalhes.
 
Serviço
 
A exposição poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h. Grupos de visitantes, como excursões de escolas, devem ser agendados previamente. A galeria Villa Luperca fica na rua Álvaro Teixeira de Souza Leite, 22, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-8808.
 
 



comments powered by Disqus