CULTURA

Orquestra Sinfônica faz concerto com pianista italiano neste domingo


Atualizada às 21h28


Celebrando em grande estilo o aniversário de 25 anos da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), a Orquestra Sinfônica fará uma apresentação domingo, às 19h. O repertório inclui obras de Ludwig van Beethoven, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone.
 
Em 1822, Beethoven recebeu a encomenda para compor uma nova obra para a cerimônia de inauguração de um novo teatro em Viena, o Josephstadt Theatre. Assim, ele escreveu uma abertura e vários movimentos para coro e soprano solo. Mas destas peças somente a abertura é executada com mais frequência. "Eu programei a apresentação desta abertura porque ela reflete não só o espírito festivo daquela ocasião mas que é também muito apropriada para celebrar esta data especial do aniversário de 25 anos da nossa Fundação e a conquista do Espaço Cultural que nos abriga -- a Sala Fundec", comenta o maestro Eduardo Ostergren.
 
Em seguida, o solista convidado Luca Maringola vai executar o Concerto no. 4 em sol maior para piano e orquestra, também de Beethoven, concerto este de grande dificuldade técnica. Luca Maringola vem da Itália com elogiosa recomendação de seu mentor, o pianista sorocabano Fabio Luz.
 
O repertório da orquestra inclui ainda Dança negra e Dança brasileira, de Camargo Guarnieri, e Tucho!, de Francisco Mignone, obra instrumental que o compositor dedicou ao seu neto, uma música singela estruturada num tema infantil cujo ritmo evoca o apelido carinhoso dado à criança.
 
A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada no dia do evento com uma hora de antecedência. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73.
 



comments powered by Disqus