CULTURA

Exposição 'Combinatórias' traz trabalhos do artista Herê Fonseca

Como se fossem fragmentos de um caleidoscópio, os miniquadros com cores vivas do artista plástico Herê Fonseca convidam o observador a completar imagens mentais na exposição Combinatórias. Os trabalhos estão em cartaz na Câmara Municipal de Sorocaba e podem ser vistos gratuitamente até 2 de maio. A Câmara fica na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.945,  Alto da Boa Vista, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Composta por 28 imagens distribuídas em painéis expositivos do saguão da Câmara, a exposição é um dos inúmeros recortes possíveis dados sobre os mais de 50 quadros que compuseram a exposição homônima que estreou em maio de 2016, no projeto de ocupação artística da Galeria Scarpa.  A proposta de Combinatórias, segundo Herê, é que em cada espaço os trabalhos tomem formas diferentes.

Nas palavras da curadora Maria Thereza Azevedo, todos os trabalhos estão interligados, pois fazem parte de um "sistema de multiplicidades e expansões", a partir da variações de um único padrão. O artista detalha que as obras em guache sobre papel canson A4 foram produzidas simultaneamente, a partir de uma mesma matriz estética, com intuito de que o observador brinque de agrupar e combinar as imagens, formando novas imagens na cabeça. "Gosto de trabalhar com a ideia de similaridade. São como as árvores de uma floresta, que são muito parecidas, mas cada uma tem sua peculiaridade, seu desvio, sua regra quebrada", acrescenta. A ideia, segundo ele, é que "o observador brinque de agrupar e combinar as imagens, formando novas imagens na cabeça", diz. 

Natural de Alfenas (MG) e radicado em Sorocaba, Herê Fonseca é formado em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística, realizou vários cursos de aperfeiçoamento em Artes Visuais, entre eles, Arte e Cidade na Universitat Politecnica da Catalunya, em Barcelona, na Espanha, em 2006. Com a obra Defesa, o artista foi selecionado e teve seu trabalho catalogado pelo Mapa Cultural Paulista, expondo na Sala São Paulo, da Estação Júlio Prestes. Também foi premiado no 6º Salão de artes plásticas de Cerquilho, na modalidade pintura.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus