SOROCABA E REGIÃO

Sorocaba ficará sem ônibus na quarta-feira de manhã

Os trabalhadores em transportes de Sorocaba decidiram em assembleia, nesta sexta-feira (10), que vão parar a circulação dos ônibus do transporte coletivo na cidade na próxima quarta-feira (15), desde a madrugada e até as 8h. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários, por meio de sua assessoria de imprensa. 

O período sem transporte vai coincidir com o horário de pico em que grande parte dos trabalhadores saem de casa pela manhã para ir aos locais de trabalho. A movimentação de milhares de passageiros inclui pessoas em deslocamentos para outras situações como ir à escola, às consultas médicas e outros compromissos.

De acordo com o Sindicato, a paralisação faz parte de diversos protestos que vão ocorrer na quarta-feira (15) contra as reformas da Previdência e Trabalhista e a tercerização em todo o Brasil. As manifestações serão promovidas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que congregam inúmeros movimentos sociais, de juventude e populares.

Campanha salarial

Os trabalhadores em transportes urbano, intermunicipal, rodoviário, de fretamento e de cargas, reunidos em assembleias entre os dias 7 e 10 de março, em 19 municípios das regiões de Sorocaba, São Roque, Itapetininga e Itapeva, definiram o reajuste salarial composto pela reposição da inflação dos últimos 12 meses mais aumento real de 6% como a principal reivindicação da campanha salarial deste ano.

Como a data-base da categoria é 1º de maio, explicou o sindicato, a porcentagem exata da reposição da inflação só será conhecida após o fechamento da medição do mês de abril. Neste ano, conforme aprovado nas assembleias, a reposição da inflação reivindicada será a média de quatro índices de inflação: Índice Nacional de Preços ao Consumidor/IBGE (INPC/IBGE), Índice Geral de Preços do Mercado/FGV (IGP-M/FGV), Índice de Preços ao Consumidor/FIPE (IPC/FIPE) e Índice do Custo de Vida/Dieese (ICV/Dieese). (Da Redação)


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus