BRASIL

Unesp encerra hoje o prazo para matrícula on-line da 2ª chamada

Os estudantes aprovados na segunda lista do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) têm até as 16h desta sexta-feira (17) para fazer a matrícula on-line.

Ao todo, a instituição chamou para esta etapa 1.393 candidatos. A lista de aprovados pode ser consultada no site da Vunesp ou no arquivo em pdf, entidade responsável pelo vestibular da universidade.

Os aprovados deverão fazer a matrícula presencial, disponível nos dias 29 e 30 de março, para todos os que fizeram a inscrição no site. O estudante terá de comparecer diretamente na seção de graduação da cada unidade da Unesp.

A terceira e quarta chamada serão divulgadas nos dias 21 de fevereiro e 2 de março, respectivamente. Se após a 5ª chamada ainda restarem vagas as convocações se darão por contato telefônico, e-mail ou outros meios que dispuserem as unidades da Unesp.

Segundo a Vunesp, todas as chamadas para matrícula incluem apenas nomes de candidatos que tenham confirmado o interesse por vaga no site da Vunesp. No dia 3 de fevereiro, a fundação já havia disponibilizado a classificação geral dos estudantes na área do candidato do site da Vunesp.

Este ano, a instituição ofereceu 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades, sendo 45% (3.341 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, voltado para quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas, ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas.

No ano passado, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 46,6%. Das vagas destinadas às escolas públicas, 35% delas, em cada curso, serão destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Primeira fase

A primeira fase da Unesp foi realizada no dia 13 de novembro e registrou 7,7% de abstenção, de acordo com a Vunesp. Na edição do ano passado, o índice de ausentes foi de 8,3%. As cidades com os maiores índices foram São Paulo (1.695), Bauru (520) e São José do Rio Preto (508).

Nesta etapa, os estudantes realizaram a prova de conhecimentos gerais, composta por 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza e matemática.

O exame da Unesp seguiu o padrão das provas dos outros anos, exigindo dos alunos boa interpretação de texto. Essa é a opinião de alguns professores de cursinhos.

De acordo com Marcelo Dias Carvalho, coordenador-geral do curso Etapa, o vestibular da Unesp foi bem montado e bem distribuído, com enunciados claros e cobrança inteligente de conteúdo por meio de gráficos e de textos. Para ele, apesar de em alguns pontos a prova se assemelhar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não dá para dizer que ela é mais fácil. "São diferentes. Talvez o aluno fale que goste mais da prova Unesp por achá-la menos cansativa", diz. (Folhapress)


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus