SOROCABA E REGIÃO

Buracos na rua prejudicam os alunos da CEI-73, na Vila Formosa


A situação da rua João Martini Filho, na Vila Formosa, dificulta o trabalho dos motoristas de vans de transporte escolar que atendem alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) 73. Ali estão matriculadas cerca de 250 crianças, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Sedu). No local, há dois buracos no asfalto, junto ao meio-fio. Um deles, quase em frente ao portão de saída dos alunos, é do comprimento aproximado da cabine da frente de uma van.

A reportagem do Cruzeiro do Sul constatou água parada em ambos os buracos. Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores Escolares de Sorocaba e Região (Sinceser), Edivandro Marques da Silva, eventualmente também é possível sentir cheiro de esgoto no local.

Ao todo, 13 vans atendem a escola -- o que, somado aos carros particulares, cria grande volume de tráfego nos horários de pico. "A van para na frente do buraco e a criança tem de pular. Tem uma poça de esgoto, a criança pisa ali", relata Edivandro. De acordo com ele, o problema persiste há pelo menos três meses. Ele diz que pedidos de melhoria já foram protocolados na Prefeitura, mas não tiveram resposta.

O Sinceser reclama ainda da falta de sinalização na rua e de uma saliência de concreto, de cerca de cinco cm de altura, que provocaria tropeções das crianças na saída da CEI.

Providências

Por meio de nota do Serviço de Comunicação (Secom), da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria Municipal de Conservação, Serviços e Obras informa que a rua João Martini Filho será incluída na programação da próxima semana na operação tapa-buracos. A Urbes Trânsito e Transportes também enviará uma equipe de sinalização viária ao local para verificar a necessidade de manutenção.

Sobre o "eventual" cheiro de esgoto, equipes técnicas do Saae irão verificar possível existência de vazamento em rede pública de coleta de esgoto, ou despejo irregular de um particular, e em caso positivo será corrigido nas duas hipóteses. Quanto ao tampão, o Saae vai verificar o local e, caso seja tampão de poço de visita para manutenção em rede de drenagem ou rede de esgoto da autarquia, será executado o reparo para que passe a ficar ao nível da calçada.



comments powered by Disqus