SOROCABA E REGIÃO

Acordo encerra a greve dos motoristas de ônibus em Itu


Um acordo ocorrido em assembleia na garagem das empresas do grupo Rápido Luxo Campinas, em Itu, pôs fim à greve iniciada nas primeiras horas desta terça-feira, e nesta quarta-feira (11) o serviço já foi normalizado. A paralisação dos funcionários das empresas Viação Itu e Viação Avante (ambas do setor urbano), e da Viação Bonavita, que atua nas linhas intermunicipais, se deu em decorrência do atraso do pagamento mensal, e também do vale-alimentação.

De acordo com as informações passadas pelo vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Itu e Região, Sérgio Ribeiro de Carvalho, o acordo entre o setor patronal e funcionários ocorreu em assembleia realizada ainda na noite de ontem, por volta das 23h. Segundo o sindicalista, que também participou da negociação, ficou acertado que o pagamento seria pago hoje, e que o valor do vale-alimentação deverá ser liberado nesta sexta-feira.

O representante sindical explicou que a paralisação aconteceu como forma de repúdio ao fato de todo mês o pagamento ser efetuado com atraso de até quatro dias, comprometendo asssim o planejamento dos 460 funcionários no tocante às suas responsabilidades junto aos seus credores, e pelo atraso também na liberação do vale-alimentação. Sérgio de Carvalho destacou que a categoria pede para que, em caso do pagamento não ser quitado no dia correto, para que as empresas os informem quanto ao dia exato a ser liberado o dinheiro.

Com o serviço normalizado nesta manhã, o sindicalista acha pouco provável haver nova greve em caso do vale-alimentação não ser pago sexta-feira. Ele também informou que 40% dos funcionários trabalharam, com a greve prejudicando,mais a aréa central. A reportagem tentou, por telefone, conversar com representante das empresas, mas não conseguiu.

A Viação Bonavita  opera as linhas intermunicipais entre o município e as cidades de Salto, Porto Feliz, e Indaiatuba, e as outras, Viação Itu e Viação Avante, atuam dentro de Itu.

OCULTAR COMENTÁRIOS

comments powered by Disqus