ESPORTES

São Bento chega à metade da pré-temporada


Tendo cumprido mais da metade do período de pré-temporada, a comissão técnica do São Bento já tem condições de avaliar coletivamente o time montado para o Paulistão e a Copa do Brasil. Nesta tarefa, os jogos-treino têm grande importância -- e por isso o técnico Paulo Roberto Santos pretende agendar mais dois amistosos, além do contra o Resende, que será neste sábado. Na última semana do mês, a equipe embarcará para Morungaba, fechando a fase que antecede a estreia no campeonato estadual, diante do Corinthians.

"É hora de pensar no todo, testar formações e tirar conclusões pra chegar à melhor equipe. Evidentemente que não temos ainda um time "pronto", assim como não teremos na hora em que o Paulistão começar, pois o ritmo de treino, por mais forte que seja, é diferente daquele conseguido durante a competição. Mas caminhamos para próximo do que queremos para o primeiro jogo", conta o técnico. Paulo Roberto Santos já comandou o time em cinco jogos-treino até agora, todos eles longe da imprensa; mesmo assim, nas atividades coletivas, vem sendo possível observar uma equipe cuja espinha dorsal mantém muito da que foi a campo no Paulistão 2016 e terminou na quinta posição.

A base dos treinamentos vem sendo formada por Rodrigo Viana no gol e uma linha de quatro atletas: Bebeto, Pitty, João Paulo e Marcelo Cordeiro. No meio, Morais, Renan Mota e Maicon revezam-se ao lado de Fábio Bahia, Itaqui e Giovanni. Nesse setor, Clebson, que vinha se recuperando de lesão muscular, também busca um lugar. Os atacantes Magrão, Jobinho e Guilherme Queiroz brigam por duas vagas no ataque, ganhando agora a concorrência de Ricardo Bueno. E Wilson Júnior e Régis podem ser utilizados tanto como meias quanto na função de atacantes. "Estamos buscando manter o máximo do conjunto que funcionou do ano passado. Porém, no futebol, a prática pode fazer a teoria mudar: o jogador que faz parte dessa base precisa mostrar um bom nível, senão a mudança é inevitável", avisa o técnico do Azulão.

Paulistão e Copa do Brasil

Como o São Bento vai disputar duas competições simultaneamente -- o jogo contra o Paraná Clube, pela primeira fase da Copa do Brasil, ocorre três dias depois da abertura do Paulistão --, os treinamentos também prevêem variações e alternativas táticas. "Sempre buscamos duas formações para trabalhar e, além disso, pode ocorrer de surgir uma solução no decorrer dos treinos que nem estava na cabeça da comissão técnica", afirma Paulo Roberto.

Ontem os jogadores fizeram dois treinos no Complexo Humberto Reale (CT Laor Rodrigues): à tarde, o trabalho foi de posse de bola em campo reduzido. Hoje eles voltam ao batente no CT Fazenda Ipê.