_ Inscrições para cursos de música da Fundec são encerradas hoje - 11/01/17 - CULTURA - Jornal Cruzeiro do Sul
CULTURA

Inscrições para cursos de música da Fundec são encerradas hoje


Interessados em estudar gratuitamente no Instituto Municipal de Música de Sorocaba(IMMS), administrado pela Fundec, devem fazer suas inscrições até as 23h59 desta quarta-feira (11), exclusivamente pelo site www.fundecsorocaba.com.br. O candidato que não tem acesso à internet pode se dirigir à sede da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, nº 73, Centro), para ser atendido em sistema de plantão das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.

Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 10. De acordo com o presidente da Fundec, Luiz Antonio Zamuner, a cobrança da inscrição se faz necessária para cobrir os custos do processo seletivo, já que em 2016 o repasse mensal da Prefeitura à instituição teve corte de cerca de 30%. "A taxa, que é um valor simbólico, foi a saída que encontramos para não precisar a adiar o processo seletivo e comprometer a oferta dos cursos gratuitos", justifica.

Conforme Antônio Carlos Sampaio, diretor técnico da entidade, 1.413 candidatos efetuaram suas inscrições na segunda-feira (9), no primeiro dia de inscrições. "Esse é o mesmo número do primeiro dia do ano passado, quando atingimos recorde histórico de inscritos, mas a gente sabe que muita gente deixa para a última hora", assinala.

De acordo com o edital do processo seletivo, disponível no site da Fundec, o inscrito deve fazer o pagamento da taxa de inscrição na sede da Fundec na data dos testes coletivos escritos eliminatórios ou entrevistas. Já para os candidatos que concorrem ao sorteio de vagas do curso de musicalização infantil, o pagamento poderá ser feito pessoalmente nos dias 18 e 19 ou antecipadamente, por meio de depósito bancário na conta da Fundec (banco Itaú agência 0076 conta corrente nº 99100-9 em nome de Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba) e enviar o comprovante de depósito para o e-mail financeiro @fundecsorocaba.com.br. O candidato que não puder arcar com o pagamento do valor da taxa poderá ficar isento da mesma mediante apresentação de atestado de pobreza.

Para este ano, estão sendo disponibilizadas 402 vagas, sendo 292 para cursos de música: violino (11); viola de arco (2); violoncelo (2); contrabaixo acústico (5); flauta transversal (3); clarinete (4); oboé (3); fagote (2); saxofone (3); trompa (2); trompete (3); trombone (2); piano (4); percussão sinfônica (5); canto lírico (5); coral adulto (42); coral infantil (44) e musicalização infantil (150). As outras 110 vagas são para artes cênicas.

Para o curso de clarinete, os inscritos devem ter pelo menos 11 anos completos, para o de contrabaixo acústico a idade mínima é de 12 anos enquanto o curso de fagote exige que o inscrito tenha 14 anos. Já para cursos dos outros instrumentos, a idade mínima é 8 anos. Para a musicalização infantil é preciso ter entre 7 e 11 anos. O Coral Adulto admite alunos a partir de 15 anos. A partir de 2017, para o Coral Infantil, a idade será entre 9 e 14 anos. O curso de artes cênicas exige a idade mínima de 14 anos.

As datas dos testes coletivos serão divulgados nos dias 19 e 20 de no site da instituição e na página da Fundec no Facebook. A lista dos aprovados e sorteados será divulgada nos dias 22 e 23 de fevereiro. O início das aulas está agendado para 7 de março.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus