ECONOMIA

Alunos da Facens desenvolvem game


"Gameficação". Se ainda não ouviu falar ou desconhece a palavra, você, certamente, logo ficará sabendo do que se trata. Como o nome sugere, trata-se da prática de utilizar games (ou jogos eletrônicos) nas plataformas digitais disponíveis. A mais comum delas é encontrada na versão de aplicativos instalados em celulares e smartphones.

Foi um game desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) dentro da atividade "O Futuro Agora: Inovações do Ensino", em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Coventry University, da Inglaterra, que venceu o desafio proposto dentro da agenda do evento realizado na quinta-feira, dia 10.

Batizado "Across the Words" (ou, em tradução literal, Através das palavras), o jogo basicamente é voltado a estimular o hábito de leitura entre professores. Lucas Garcia, da equipe vencedora (formada também pelos estudantes Andrew, Oli, Lucas Oliveira e Phoenix), explicou que o conceito é até simples.

A partir de perguntas formuladas em inglês, são dadas respostas que ocupam o espaço de um quadro semelhante àquele das palavras cruzadas. O conceito colocado em prática em um dia e meio de trabalho pelo grupo levou a comissão julgadora a reconhecer sua importância e lhe conferir o prêmio (troféus e o livro "100 Senna").

A atividade, segundo a coordenadora do departamento de "gameficação" da Facens, Andrea Braga, serviu para a troca e o aprimoramento de experiências, já que na cidade estiveram alunos da "Coventry University". "Vivemos hoje uma realidade em que a tecnologia reclama otimização e o uso dessas ferramentas agrega muito ao aprendizado, mais ainda quando temos a oportunidade de ampliar os horizontes".

Pelo Instituto Ayrton Senna, Amaral Vieira, disse que o encontro reforça os objetivos da instituição de valorizar as boas práticas educacionais. "Nós estamos felizes por poder trabalhar em parceria com a Facens, que já é um dos bons polos de excelência em inovação no País". Foi o Instituto quem propôs o desafio a que se lançaram as quatro equipes participantes da disputa.

Essa mesma importância foi destacada na manifestação do representante da Coventry University, Craig Stewart. "A gameficação deixou de ser apenas uma ferramenta de entretenimento e teve ampliadas suas aplicações. Os games educativos, como estes realizados aqui, são a prova disso".


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