SOROCABA E REGIÃO

Campolim ganha feira de alimentos orgânicos


As pessoas adeptas do consumo de alimentos mais saudáveis ganharam mais um espaço para adquirir frutas, verduras e legumes orgânicos em Sorocaba. Neste sábado (22), a Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), deu início à Feira do Produtor Rural no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Essa feira será realizada durante o ano nesse local, sempre aos sábados, das 8h às 12h; a exemplo da Feira de Transição Agroecológica e Orgânica do Parque Natural Chico Mendes, que acontece desde 2013.

O público aprovou. "Todos que perguntamos disseram que voltarão a comprar aqui na feira", comemora Rafael Castellari, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Instrutor do Senar, Luís Bramante afirmou que em todo o Estado aconteceram simultaneamente 33 feiras livres promovidas pelo curso, porém, a única orgânica foi a de Sorocaba. Segundo ele, são 21 produtores familiares que compõem a feira orgânica do Campolim com 11 estandes feitos de bambu. Vieram de Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó e Piedade e comercializaram mais de 40 variedades. Castellari informou que todos esses produtores estão em processo de certificação de origem dos produtos orgânicos.
Lúcia Nunes de Lima Vidal, 44, é uma das produtoras e já é certificada. Ela e o marido participam da feira no Chico Mendes desde o começo deste ano. "Para nós, foi muito boa a feira de hoje", comenta. Teve batata-doce, cenoura, beterraba, repolho, espinafre, coentro, rabanete, banana, entre outros hortifrútis.
"Sábado que vem tem mais e pretendo voltar", afirma a dentista Bárbara Prestes Del Cistia, 30 anos. Acompanhada do marido, o administrador Daniel Rodrigues, 30, Bárbara diz que o custo-benefício é muito bom: "Você paga um pouco a mais, mas vale a pena!". A médica Gabriela Capitani Abrahão, 31, afirma que comprar orgânicos virou hábito: "Desde que minha filha completou seis meses, só faço a papinha dela com orgânicos."



OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus