SOROCABA E REGIÃO

Justiça inicia a lacração das urnas eleitorais


Os cartórios eleitorais de Sorocaba iniciaram na manhã deste sábado (22) o trabalho de lacração das 1.299 urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições, que acontece no próximo domingo. Além destas, outras 220 urnas de reserva também passarão pelo processo de atualização e lacração. No primeiro turno, 11 urnas precisaram ser substituídas. "Temos de atualizar também porque no primeiro turno tínhamos candidatos a vereador, dessa vez, será apenas prefeito. Mas é um processo simples, porém, demorado", observa o chefe de cartório da 343ª Zona Eleitoral, João Lima.

As urnas recebem a instalação das mídias com as informações dos eleitores e dos dois candidatos que disputam o segundo turno. Os serviços estenderam-se ontem até às 18h e hoje, domingo, recomeçam às 9h para serem concluídos às 18h. As portas dos cartórios permanecem abertas para as pessoas que tiverem interesse de acompanhar o processo, já que se trata de um evento público. Entretanto, não haverá atendimento ao eleitor.

Até às 12h30 de ontem, cerca de 60 servidores públicos - do Estado e do município -, participavam da força-tarefa para atualizar e lacrar as urnas, além de separar toda a documentação necessária dos mesários e presidentes que estarão nas seções de votação em Sorocaba. "Nossa expectativa é de terminarmos o dia com pelo menos a metade das urnas feitas", diz Lima. Pelo corredor principal do segundo andar do prédio que abriga os cartórios eleitorais, funcionários revezavam-se nas tarefas, entre anotações, separação de caixas com documentos, lacração de urnas e atualização do sistema.

Foi uma manhã de bastante trabalho, mas tranquila, em três salas, onde as urnas foram dispostas em mesas para receberem os serviços necessários. Cabos, cartões de memória, equipamentos, o vai e vem de servidores e o som característico da urna eletrônica informando a conclusão da atualização do software davam o tom da chegada do segundo turno. As urnas começam a ser distribuídas nas seções de votação na próxima sexta-feira.


OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus