CULTURA

"Combinatórias" pode ser visitada até 30 de maio


Uma espécie de jogo lúdico, repleto de cores vivas que podem se completar. Com essa característica, teve início na última semana, na Galeria Scarpa, a exposição "Combinatórias", do artista plástico Herê Fonseca. A mostra, gratuita, segue até 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
 
Ao todo são 56 obras espalhadas pelo espaço, todas produzidas com guache sobre papel canson A4. A princípio seriam 76, mas a curadora do projeto, Maria Thereza Azevedo, optou por diminuir a quantidade, tendo em vista a regularidade da exposição. Com a disposição escolhida, o intuito, segundo ela, é de que as pessoas vejam os "miniquadros" como se fossem uma partitura musical.
 
O projeto de artes visuais é um dos seis contemplados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de um edital da Secretaria da Cultura (Secult), que vão ocupar a Galeria Scarpa ao longo deste ano. Para Fonseca, o fato de seu trabalho estar entre os escolhidos lhe causou surpresa. "A gente manda (o projeto) para vários lugares, mas fica naquela dúvida se vai ser exposto. Mas fiquei muito feliz, é muito gratificante", diz ele, que levou cerca de dois meses para concluir a produção.
 
Sobre o artista
 
Nascido em 1975, em Alfenas (MG), Herê Fonseca vive e trabalha em Sorocaba. Formado em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística, realizou vários cursos de aperfeiçoamento em Artes Visuais, entre eles, Arte e Cidade na Universitat Politecnica da Catalunya, em Barcelona, na Espanha, em 2006.
 
Com a obra "Defesa", o artista foi selecionado e teve seu trabalho catalogado pelo Mapa Cultural Paulista, expondo na Sala São Paulo, da Estação Júlio Prestes. Também foi contemplado pelo 6º Salão de artes plásticas de Cerquilho, na modalidade pintura.
 
Entre as exposições individuais estão: "Musicarte", no hall do teatro da UFMT, em 2015; "Esculturas em Movimento", na Casa de Cultura da América Latina, em Brasília (DF), em 2009; "Aéreas", na Galeria da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em Piracicaba (SP), em 2005; entre outras.
 
Realizou ainda 30 exposições coletivas, entre elas: "O que é que a cidade tem", em 2015, com curadoria de José Serafim Bertoloto; e "Percurso", em 2014, que ganhou prêmio ABCA para a curadoria de Aline Figueiredo.
 
Fonseca costuma trabalhar com esculturas aéreas em movimento, outras estáveis, tempera sobre papel, acrílico sobre tela, murais, esculturas em argila, máscaras, empapelamentos, pinturas em seda, objetos.
 
Serviço
A Galeria Scarpa fica na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3212-7280.
 



OCULTAR COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus